O iogurte grego tem sua origem na Ásia, especificamente da região dos Bálcãs, região que vai da Bulgária até a Turquia. O complemento do nome com a palavra “grego”, acredita-se que tenha sido inserida para fins comerciais, acabou dando muito certo.
Veja também: 9 alimentos que fazem mal para os rins e devem ser consumidos com moderação
É um alimento proteico, rico em cálcio, pode ser consumido puro ou em saladas, frutas, flocos de aveia, granola, frutas secas, quinoa e amaranto. Agora veja como fazer o preparo de forma caseira.
Como fazer Iogurte grego caseiro
Ingredientes:
- 2 litros de leite
- 1 pote de iogurte natural
- Essência de baunilha
O tipo de leite fica a seu critério e gosto, assim como a essência de baunilha que é opcional ou a marca de seu iogurte. Se preferir, pode colocar 10 gotas de adoçante.
Para facilitar o modo de preparo siga essas instruções:
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo, assim que levantar fervura, desligue.
Quando o leite estiver na temperatura de 45°C, despeje em um vidro com tampa, acrescente o iogurte natural e mexa com uma colher para ficar bem misturado. Se se formar um pouco de nata, pode retirar para o iogurte ficar bem cremoso.
Em seguida, feche bem o pote e deixe por até 10 horas guardado em caixa térmica ou dentro do forno, nesse caso, o envolva com um pano ou cobertor. Esse é o tempo que vai demorar para começar a se transformar em iogurte.
Depois desse tempo, tire da caixa térmica, transfira para outro recipiente e adicione nas saladas ou use em conjunto com geleias para dar um sabor mais gostoso.
Se preferir, você pode usar um pano de louça limpo para filtrar melhor o iogurte, assim ele ficará mais desidratado e cremoso.