É necessário estabelecer uma relação saudável com o dinheiro. Assim, ele não se tornará um inimigo, mas sim um aliado para o resto da vida. Não se deixe dominar pelos impulsos e, principalmente, para de contar mentiras sobre o dinheiro para você mesmo.
Veja também: Organize seu orçamento do mês com estas dicas bem simples
As 4 maiores mentiras sobre dinheiro que você já contou
Confira abaixo algumas das principais mentiras sobre dinheiro que todo mundo conta para si mesmo. Comece a parar imediatamente com esse hábito que pode lhe trazer muitas consequências ruins ao longo do tempo.
1 – Pare de dizer “eu mereço”
Talvez esta seja uma das mentiras sobre dinheiro mais comum que todo mundo já utilizou algum dia. O objetivo é sempre o mesmo: se conformar sobre um gasto desnecessário. Não que você não mereça comprar algumas coisas por vontade, mas isso deve ser algo esporádico. Se você sempre está “merecendo” muitas coisas, é sinal de que sua vida financeira vai mal.
2 – “Comprei porque estava em promoção”
A verdade é que você comprou porque quis. Dificilmente existe alguma promoção tão vantajosa a ponto de ser imperdível. Se o motivo para gastar dinheiro foi a promoção e não a necessidade, é sinal de que dava para esperar. Cuidado para não estar apenas mentindo para você mesmo.
3 – Mentiras sobre dinheiro: “compro, porque estou triste”
Despejar suas frustrações ou mesmo as alegrias em bens materiais não é algo que você queira fazer, acredite. Esse é um dos fatores que podem levar muitas pessoas à ruína financeira. Fazer compras não é remédio e o rombo financeiro pode te colocar em graves apuros.
4 – “Depois eu consigo economizar”
Da mesma forma que o fumante diz “só vou fumar mais hoje”, o viciado em compras fala a mesma coisa, mas com relação aos gastos. Admita que você perdeu o controle e comece a economizar agora, não deixe para amanhã. O seu “eu do futuro” vai agradecer por parar de contar tantas mentiras sobre dinheiro para você mesmo.