Quem possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve se atentar ao prazo limite para a renovação do documento. Os condutores que tiveram a CNH vencida entre março e abril de 2021, e que ainda não atualizaram a carteira, devem fazer o procedimento até o dia 30 de junho, caso contrário, penalidades serão aplicadas.
Leia mais: Nova CNH entra em validade em todo o Brasil. Preciso trocar o documento?
Os motoristas que não renovarem a CNH no devido prazo, e forem pegos dirigindo com a habilitação vencida, serão penalizados com infração gravíssima, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Infrações desse tipo são passíveis de multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.
Calendário de renovação da CNH 2022
Veja a seguir o cronograma para a atualização do documento pelos motoristas conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran):
Como renovar a CNH
Os motoristas podem atualizar a carteira de habilitação de forma online e presencial. No caso de condutores de São Paulo, é possível fazer um agendamento no portal ou aplicativo Poupatempo.
O condutor que vai renovar a CNH de categoria A e B precisa selecionar a data e hora para o exame médico, a ser realizado por profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito. Já em relação às categorias C, D e E, a primeira coisa a se fazer é marcar o exame toxicológico em uma das clínicas associadas.
Profissionais que trabalham com atividade remunerada no trânsito também devem ser submetidos ao exame psicológico. Lembrando que para a renovação do documento, é necessário pagar uma quantia no valor de R$ 116,50.