scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran 2018: Atualizações e previsões em todo o Brasil

Confira a situação dos certames para os Departamentos de Trânsito de todo o país, podendo ofertar vagas em cargos de níveis médio e superior



O objetivo dos Departamentos de Trânsito (Detran) de todo o país é promover trânsito mais seguro, além de prestar serviços relacionados à documentação, licenciamento e emplacamento de veículos, dentre outros.

Em 2018, cresce a expectativa para a abertura de novos concursos, somando àqueles que já tiveram editais lançados. Confira a situação dos Detran’s de todo o país e programe seus estudos!

Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais

Em andamento 

Detran – PA: edital foi divulgado em edição do Diário Oficial em edição do dia 21 de novembro de 2018. As 100 vagas de nível médio foram distribuídas entre os cargos de agente de fiscalização (66) e agente de educação de trânsito (34). Os vencimentos iniciais são de R$ 2.191,52 em jornadas de 30h semanais. Inscrições abertas de 27 de novembro a 20 de dezembro de 2018, pelo site da Fadesp. A participação custa R$ 35,00.

Autorizados

Detran – ES: autorizadas 94 para o próximo certame. As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: 80 para assistente de trânsito (nível médio) e 14 para analista de trânsito (nível superior). Com o aval do governo, próximos passos são a constituição da comissão interna e a escolha da banca organizadora.

Detran – RN: o quantitativo de vagas e os cargos contemplados no próximo concurso ainda não foram divulgados. A comissão interna, constituída no Diário Oficial de 20 de setembro é quem vai fazer o levantamento com base no quadro atual. Depois disso, o próximo passo é a escolha da organizadora, para que o edital, finalmente, seja publicado.

Detran – SP: estão autorizadas 575 oportunidades, voltadas para as carreiras de agente e oficial estadual de trânsito I. Enquanto a primeira exige nível superior, a segunda requisita apenas nível médio. Com organizadora em fase de escolha, a previsão é de que o edital saia dentro de pouco tempo.

Previstos

Detran – AC: último concurso foi realizado em 2015 e tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Portanto, próximo certame pode ser lançado no final do ano, antes do vencimento do anterior.

Detran – AL: a necessidade de um novo certame é urgente, já que o último foi realizado, ainda, em 2001. O hiato teve como resultado déficit de 210 servidores, contando as aposentadorias previstas. O resultado foi uma greve geral deflagrada em dezembro de 2017 reivindicando um novo concurso.

A perspectiva é de que um novo certame seja autorizado em breve, uma vez que o processo que solicita o aval do governo já foi encaminhado ao Gabinete Civil do Estado. Após todas as análises necessárias, o Executivo deve dar uma resposta ao pedido.

Detran – AM: outro órgão que necessita de um novo concurso urgente, razão pela qual uma ação foi promovida pelo Ministério Público do Estado (MP-AM). Por isso, um novo edital deve ser lançado em breve.

Detran – AP: a validade do concurso anterior, realizado em 2011, já está expirada. Portanto, a expectativa é de que um novo edital seja lançado em breve.

Detran BA: um processo seletivo simplificado para técnico de nível médio foi lançado em abril, com 47 vagas temporárias. Os candidatos foram avaliados por análise curricular. A homologação do resultado final aconteceu no dia 1º de junho de 2018.

Detran – GO: é grande a expectativa de realização de um novo certame para 2018. O órgão promoveu processo seletivo em 2014, no entanto, as contratações não prosperaram por suspensão judicial. Sendo assim, os candidatos podem aguardar um novo edital para breve.

Detran – MS: o último concurso foi realizado em 2014, selecionando 247 novos servidores imediatos mais os aprovados em cadastro de reserva. O prazo de validade está expirando, o que indica a expectativa pelo lançamento de um novo edital em breve.

Detran – CE: o certame ofertou 383 oportunidades para cargos de todos os níveis de escolaridade. As provas foram aplicadas nos dias 25 de fevereiro, 11 de março e 08 de abril, conforme o cargo pretendido. Homologação aconteceu em 08 de junho e as convocações a partir de 29 do mesmo mês.

Detran – MA: o edital foi lançado em novembro do ano passado, trazendo 170 vagas em cargos de níveis médio e superior. As inscrições encerram no dia 18 de janeiro e as provas foram realizadas no dia 18 de março.

O resultado final já foi divulgado e a lista dos candidatos aprovados e classificados está disponível no site da organizadora, a FCC. O certame tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos.

Detran – RJ: assim como os departamentos de trânsito de vários estados, o órgão tem grandes expectativas em torno de um novo edital, já que o certame de 2013 já tem validade expirada.

Detran – PB: seu último certame foi realizado em 2012 e o prazo de validade já consta como expirado. Portanto, a expectativa pelo lançamento de um novo edital só cresce.

Detran – PE: último concurso realizado em 2010, portanto, um novo edital pode ser lançado em breve.

Detran – RR: a defasagem no quadro de servidores é grande, já que o último concurso realizado pelo órgão data de 2009. Por isso, cresce a expectativa pelo lançamento de novo edital.

Detran – RO: um novo concurso já foi solicitado e vem de encontro com a necessidade de oxigenação do quadro. O certame anterior foi lançado em 2014, portanto, tem prazo de validade expirado.

Detran – SE: um novo edital chegou a ser anunciado em 2015, objetivando a contratação de 100 vistoriadores. Porém, o concurso acabou não sendo efetivado, o que aumenta a expectativa de lançamento de um novo certame para breve.

Detran – PI: foram solicitadas 200 vagas para examinadores em junho do ano passado, pedido que ainda está aguardando autorização. No entanto, mediante a crescente demanda, um edital pode ser lançado em breve.

Detran – SC: o prazo do último certame, realizado em 2011, já expirou. Mediante a crescente demanda por serviços no órgão, a expectativa em torno de um novo concurso é grande.

Detran – PR: o órgão já teve pedido de vagas encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado (Alep), porém, a aprovação ainda não foi concedida. No entanto, mediante a comprovação de necessidade de pessoal, um edital é esperado para breve.

Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais




Voltar ao topo

Deixe um comentário