É sempre importante estar atento a possíveis alterações no nosso corpo, pois muitas vezes pequenas lesões podem esconder doenças perigosas. É o caso do câncer da boca, ou câncer de lábio e cavidade oral, que atinge mais frequentemente homens.
Veja também: Tratamento de câncer: medicamento aprovado se mostrou eficiente
Conforme dados divulgados no site do INCA, a cada ano essa doença atinge cerca de 15.190 pessoas no Brasil, destes 11.180 são homens e 4.010 mulheres.
Trata-se de um tipo de câncer raro e difícil de diagnosticar porque os sintomas iniciais são poucos perceptíveis, mas podem surgir tanto na cavidade oral como nas gengivas, lábios e bochechas.
Sinais iniciais de câncer de boca
Geralmente os primeiros sinais da doença são pequenos ferimentos ou lacerações na boca que não cicatrizam e, muitas vezes, não geram incômodo, mas que podem crescer e causar sangramentos regulares.
- Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo
- Manchas e/ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas
- Feridas e úlceras que não cicatrizam
- Dormência, dor ou caroço na língua
- Sangramentos na língua sem que haja ferimentos visíveis
- Nódulos ou caroços no pescoço
- Rouquidão persistente
- Quando a doença está mais avançada os sinais podem ser:
- Dificuldade de mastigação e de engolir
- Dificuldade para falar
- Sensação de que há algo preso na garganta
- Dificuldade para movimentar a língua
No entanto, esses sintomas não são exclusivos de um câncer de boca, podem estar relacionados a outras situações de saúde. Por isso, a opinião médica é fundamental.
Tipos de câncer de boca
De acordo com o site espanhol Medical News Today, esse tipo de doença pode se desenvolver em dois locais distintos. Um deles começa com uma ferida na ponta da língua, por isso é chamado de câncer de língua oral; e o outro é caracterizado pelo aparecimento de feridas ou caroço na base da boca, próximo ao pescoço, recebendo o nome de câncer de orofaringe.
As causas do aparecimento da doença ainda são poucos esclarecedoras, mas é sabido que alguns hábitos aumentam os riscos, como:
- Fumar
- Consumir bebida alcoólica
- Excesso de exposição ao sol
- Excesso de peso e obesidade
- Infecção pelo vírus HPV, principalmente relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.
Portanto, a melhor prevenção contra a doença é cuidar da saúde e evitar os hábitos listados acima, manter a higiene bucal e usar preservativo para práticas de sexo oral.
Ao perceber quaisquer sinais é importante observar a evolução ou melhora e procurar ajuda médica.