Quando a glicose no sangue aumenta, a produção da insulina também aumenta. Isso acontece porque a insulina é o hormônio responsável por permitir a entrada da glicose no interior das células. E dentro das células a glicose se transforma em energia. Quando ocorre esse processo há uma glicemia, isto é, é retirada quantidades de glicose do sangue e encaminhada às células.
Veja também: Nunca combine esses alimentos com alguns remédios
Tipos de diabetes
Diabetes Mellitus tipo 1: é caracterizado pela destruição das células beta-pancreáticas, isso impede a produção de insulina, fazendo com que a glicemia aumente, porque a glicose não consegue entrar nas células. Isso pode ser autoimune ou quando idiopática, ou seja, sem uma causa conhecida. Geralmente é identificada na infância.
Diabetes mellitus tipo 2: cerca de 90% dos casos diagnosticados são do tipo 2. São causados por fatores comportamentais ou genéticos. Podem ser provocados por fatores que incluem o sedentarismo, a má alimentação e a idade.
Esses fatores podem levar a pessoa a sofrer uma resistência à insulina, muitas vezes o organismo até consegue produzir a insulina, no entanto, ela não consegue exercer sua função de empurrar a glicose nas células.
Esse tipo de diabetes pode não gerar sintomas inicialmente, por isso é preciso ter atenção aos níveis de glicose no sangue e, claro, ter um estilo de vida saudável.
Chás de ervas medicinais que baixam a glicose
Além de controlar a alimentação e seguir um estilo de vida saudável, é possível acelerar a baixa de glicose no sangue com o uso de alguns chás de ervas com efeitos medicinais. Conheça alguns deles.
1 – Chá de canela
Na canela existe uma propriedade chamada de hidroxi-metil-chalcona, que no organismo pode reagir semelhantemente à insulina. Portanto, é uma forte aliada para controlar o diabetes. Seus efeitos podem ser alcançados através de chás, pois ajudam o organismo a consumir a glicose mais rapidamente no sangue.
2 – Chá verde
Por dilatar o prazo de absorção de carboidrato em glicose no sangue é um chá que ajuda impedindo que as taxas de açúcar no sangue subam rapidamente após as refeições. Por isso, é uma alternativa inteligente consumi-lo logo após as refeições.
3 – Chá de melão-de-são-caetano
Por ter ação hipoglicemiante, este chá ajuda a baixar a glicemia no sangue de forma natural. Além disso, o chá produz ação antioxidante, antiviral e ajuda a diminuir o colesterol alto.
4 – Chá mate
O chá mate está relacionado à diminuição de até 10% da produção de glicose, em pessoas que costumam tomá-lo com regularidade. Seus benefícios se estendem na restauração e prevenção de problemas no coração, nos rins e na visão.