scorecardresearch ghost pixel



Cuidado ao usar o vale-alimentação: Saiba quais itens podem provocar multa

Veja aqui quais são os produtos que você não pode nem pensar em usar o vale-alimentação para pagá-los, pois eles podem te colocar em sérios problemas.



O vale-alimentação é uma ajuda de custo extremamente necessária para os trabalhadores brasileiros, especialmente com os preços dos alimentos subindo. É uma realidade que muitas pessoas usem esse benefício para reforçar as compras do mês de casa, pois apenas o salário que recebem não é suficiente para tantas responsabilidades.

Veja também: Proibidos! Comprar estes 9 itens com vale alimentação pode render multa de até R$ 50 mil

No entanto será que você sabia que o vale sofre algumas restrições? Como qualquer outro benefício, ele também tem um limite. Há itens que o caixa do supermercado não aceitará que seja pago com o uso do vale, afinal de contas, se o benefício é voltado para a alimentação, sempre haverá coisas que fogem dessa categoria, logo não podem ser compradas com ele.

Existem, inclusive, alguns produtos do mercado que, caso sejam comprados com essa verba, o cidadão pode acabar sofrendo consequências sérias. Até mesmo uma multa bem alta. Você sabe quais são esses itens?

Bebidas alcoólicas

Esse com certeza é um dos mais óbvios. Além do fato do dinheiro ter que ser gasto em comida, a empresa não quer saber de seus funcionários bebendo durante o horário de almoço, tampouco querem pagar para que você faça aquela boa e velha farra no final de semana à custa dela.

Combustíveis em geral

Seja gasolina, etanol ou diesel, também não é permitido parar no posto com o cartão do vale-alimentação para completar o tanque, pois as empresas costumam usar outros auxílios para ajudar com isso.

Cigarros e produtos à base de tabaco

Outro item que pode até parecer óbvio, mas a verdade é que muitas pessoas acabam burlando as regras na tentativa de adquirir cigarros, por exemplo. O número grande de fumantes no Brasil faz com que esse seja um problema recorrente e que as empresas precisem fiscalizar sempre.

Produtos de higiene pessoal ou limpeza

Não é estranho ver trabalhadores querendo comprar algumas coisas para o lar com esse dinheiro, pois costumam ser produtos caros. É claro que isso também não é permitido! O destaque fica para itens de higiene pessoal e produtos de limpeza para casa, pois eles sempre estão no meio dessas tentativas.

Cosméticos

Esses podem ser considerados itens supérfluos pelas empresas, principalmente se pararmos para analisar que esse dinheiro originalmente deve ser usado apenas para arcar com compras de alimentação mensal.

Utensílios de cozinha

Sim, a ideia de usar o dinheiro da comida para comprar itens que ajudam no reparo dela pode parecer engraçado, porém já deixamos claro que esse vale é literalmente voltado para a comida, então novos utensílios de cozinha estão fora de questão.

Ferramentas em geral

Também não é permitido tentar adiantar aquela obra que você tem para fazer na sua casa ao comprar qualquer tipo de ferramenta que for, seja ela para o seu jardim ou para fazer pequenos reparos no interior do imóvel. É proibido!




Voltar ao topo

Deixe um comentário