Curau de milho verde de lata: veja como preparar essa maravilha junina

Este mês, marcado pelas celebrações juninas, combina muito bem com essa sobremesa feita a partir de milho verde de lata.



Por estarmos no mês das festividades juninas, um mês de temperaturas mais baixas em que nos aproximamos do inverno, sobremesas quentes e deliciosas caem bem, principalmente se forem à base de milho. Por essa razão, vamos te ensinar como preparar um curau de milho de verde de lata.

Veja também: Aprenda receita de doce de leite caseiro melhor do que o industrializado

A origem e os benefícios do curau de milho verde

Esse doce à base de milho, de origem afro-brasileira, muito consumido em época de Festas Juninas, é conhecido, também, pelos nomes de jimbelê e canjica. Por ser feito a partir de milho verde, o curau é um alimento saudável, rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. 

Como preparar curau de milho verde de lata

Para preparar o curau de milho verde de lata, ao invés do açúcar refinado, pode ser usado o açúcar demerara, ou o açúcar mascavo ou de coco, essas opções tornam a receita mais saudável. Além disso, existe a opção de fazê-la usando espigas de milho, porém a receita usando milho verde em lata é mais prática. 

Ingredientes: 

  • 2 latas de milho verde
  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 5 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó (opcional)

Como preparar o curau de milho verde de lata

Coloque no liquidificador o milho verde em lata juntamente com meio litro de leite, bata até que fique homogêneo. Em seguida, coe o líquido e, após isso, coloque no liquidificador para bater novamente com o restante do leite, sal, amido de milho e o açúcar.

Feito isso, transfira o conteúdo do liquidificador para uma panela, leve ao fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos, sempre mexendo, pois irá se formar um mingau. Por fim, desligue o fogo e despeje o creme em uma forma de pudim untada, coloque na geladeira. Depois, basta desenformar para consumir. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário