Atualmente no Brasil não é possível comprar um veículo zero km por menos de R$ 62.690. Isso significa que esse é o preço mínimo para se ter um automóvel novo no país. Saiba que o carro mais barato do Brasil é um hatch subcompacto sem muitos opcionais de fábrica.
Veja também: 4 itens que fazem bastante falta no carro do motorista brasileiro
Se você está em busca de mais espaço e conforto, o valor a ser desembolsado tende a ser bem maior. Para conscientizar os consumidores, separamos uma lista com o preço do “carro mais barato” dividido por categoria de modelos.
Qual é o carro mais barato do Brasil por categoria?
1 – O carro mais barato é o Fiat Mobi Like (hatch subcompacto)
Preço: R$ 62.690
2 – Hyundai HB20 Sense (hatch compacto)
Preço: 72.190
3 – Hyundai HB20S Vision (Sedan compacto)
Preço: R$ 72.190
4 – Volkswagen Saveiro Robust (caminhonete compacta)
Preço: R$ 87.590
5 – Fiat Pulse Drive (SUV compacto)
Preço: R$ 95.290
6 – Chevrolet Spin LT (7 lugares mais barato)
Preço: R$ 109.650
7 – Kia Cerato (sedan médio)
Preço: R4 130.490
8 – Renault Kwid E-Tech (carro elétrico mais barato)
Preço: R$ 142.990
9 – Hyundai ix35 (SUV médio)
Preço: R$ 154.990
10 – Ford Ranger (caminhonete grande)
Preço: R$ 223.390
Por que ter carro está tão caro no Brasil?
O valor dos carros no Brasil subiu bastante de preço nos últimos anos. Os motivos para a alta são vários e passam pela economia frágil, alta do dólar e escassez de matéria-prima. Durante a pandemia, diversos componentes dos automóveis entraram em falta na indústria paralisada.
Com isso, o valor para se construir um carro aumentou vertiginosamente e continua bem elevado. O preço dos carros novos subiu e a procura pelos usados cresceu consequentemente. Diante da alta demanda, os carros antigos ficaram mais caros. Sendo assim, o veículo 0 km aumentou mais uma vez, para se manter com preço acima dos seminovos. O pior de tudo é que essa bola de neve ainda não parou de rolar.