O consumo de álcool em excesso provoca diversas alterações físicas e psíquicas no organismo. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), somos considerados o maior país consumidor de álcool do mundo.
Veja também: Quais os alimentos permitidos e os que devem ser evitados por quem tem diabetes
Embora esse título não cause nenhum espanto, é preciso estar atento aos prejuízos que o consumo sem controle de bebida alcoólica pode ocasionar no organismo.
Para quem está em dieta de emagrecimento ou quem monitora à risca seu peso corpóreo, saber quais são os tipos de bebidas que mais engordam é importante, para evitar descontroles e ganho de peso indesejado.
Qual é a bebida alcoólica que mais engorda?
Existem diversas opções e variedades de bebidas alcoólicas que atendem os mais variados gostos. Diante disto, a dúvida que impera é saber qual a opção que possui mais ou menos calorias?
Essa informação é relevante, principalmente para quem está fazendo dieta para perder peso ou que não deseja ver o aumento nos números da balança.
É importante saber que a quantidade calórica não está relacionada ao tipo de bebida, se é destilada ou fermentada, mas sim pela concentração de álcool presente na bebida.
Para se ter uma ideia mais clara, em uma grama de álcool possui 7 calorias, semelhante a gordura, que possui 9 calorias a cada grama.
Isso significa dizer, que quanto mais concentração de álcool uma determinada pessoa ingerir, consequentemente mais calorias está ingerindo também.
Uma cerveja possui uma variação de 6% a 12% em teor alcoólico, o vinho tem 13% a 16% e os destilados possuem 40% mais.
Embora possa parecer que bebidas destiladas são mais ameaçadoras à dieta devido às concentrações alcoólicas, o fato não é bem assim. Já que a tendência da maioria das pessoas é consumir muito mais cerveja que bebidas destiladas como vodka ou vinho, por exemplo.
Para ficar mais esclarecedora essa informação, basta analisar: um litro de cerveja possui 410 calorias, já um litro de vodca apresenta 2.170 calorias por litro, enquanto o gim tem 2600.
É difícil encontrar pessoas que sejam capazes de ingerir um litro de vodca ou gim, geralmente as quantidades ingeridas costumam ser baixas.
O mesmo não dá para afirmar referente a cerveja, que é a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros.
Outro detalhe que deve ser cuidado ao avaliar são os ingredientes que acompanham drinks, como tônica energética e diversas outras, que elevam suas quantidades calóricas.
Portanto, se você está controlando seu peso e não deseja colocar seus resultados em risco, o melhor é ter controle no consumo de bebida alcoólica.