scorecardresearch ghost pixel



Quais os alimentos permitidos e os que devem ser evitados por quem tem diabetes

Existem diversos tipos de dietas que podem ser adotadas na rotina de quem possui diabetes. Conheça os alimentos permitidos!



A principal característica da diabetes é a hiperglicemia, ou seja, o aumento da quantidade de glicemia no sangue, que pode ser originada devido a defeito na secreção ou na ação do hormônio insulina pelas células beta no pâncreas. Diante disso, a pessoa que sofre de diabetes precisa controlar a dieta para manter os níveis de açúcar no sangue sempre em equilíbrio.

Veja também: Frutas poderosas que ajudam a melhorar a saúde do fígado gorduroso

Quando a doença não está sob controle há riscos à saúde, podendo desencadear sintomas como tontura, fraqueza, dor de cabeça e, até complicações seríssimas, como doença renal, cegueira, doenças cardíacas e risco de amputação de membros.

Como deve ser a alimentação de quem tem diabetes

A base da alimentação de uma pessoa com diabetes deve seguir a mesma de uma pessoa normal. Significa que alimentos saudáveis devem ser priorizados. No entanto, precisa-se ter o controle de não exagerar nas quantidades.

Existem diversos tipos de dietas que podem ser adotadas na rotina de quem possui a doença, entre elas destacamos:

Dieta vegana: prioriza o consumo de frutas, grãos, sementes oleaginosas, vegetais, evitando-se o consumo de carnes e derivados de animais.

Dieta com baixo carboidrato: para funcionar é preciso cortar todos os tipos de farinhas e amido, comidas industrializadas e processadas. São incluídas opções como ovos, queijos, azeite de oliva etc.

Dieta mediterrânea: os alimentos incluídos nessa dieta são peixes, azeite de oliva, vegetais, grãos, frutas, oleaginosas, queijos e iogurte.

Dieta com baixa quantidades de gorduras: nesse tipo de dieta o foco é reduzir a quantidade de gorduras, portanto, alimentos à base de proteínas magras, peixes, laticínios de baixa quantidade de gorduras são incluídos nessa dieta, além, é claro, de vegetais e frutas.

Dieta DASH: em tradução literal significa “Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão”. É um tipo de dieta que objetiva diminuir a pressão arterial. Os alimentos incluídos nessa dieta são frutas, vegetais, proteínas magras, sementes e grãos integrais, enquanto alimentos gordurosos, ricos em sódio, açúcar e carne vermelha não são incluídos.

Quais os alimentos que podem ser consumidos por quem tem diabetes

Os alimentos liberados para quem tem diabetes são feijão, lentilhas, soja, frutas, vegetais frescos como tomate, alface, aveia, milho, quinoa, centeio, carnes magras, frutos secos e sementes como a de linhaça e chia.

Quais os alimentos que podem ser consumidos com moderação para quem tem diabetes

Arroz integral, pão integral, cuscuz, farinha de mandioca, pipoca, ervilha, farinha de milho, batata, abóbora, mandioca, inhame, batata doce, beterraba e nabo, chocolates, adoçantes feitos de sacarina sódica, carnes vermelhas, azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de abacate e óleo de coco, leite e iogurtes semidesnatados.

Já a lista de alimentos não permitidos para quem tem diabetes fazem parte: doces de maneira geral, requeijão, banha de porco, manteiga, óleo vegetal, açúcar mascavo, mel, açúcar refinado, sorvetes, alimentos embutidos, cereais matinais com açúcar, alguns tipos de frutas secas, melancia, frutas em calda, geleias de frutas e sucos de frutas, arroz branco, salgadinhos, massas folhadas, farinha de trigo branca, bolos, pães brancos e biscoitos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário