scorecardresearch ghost pixel



Dividir o fone de ouvido pode ser perigoso? Entenda

Descubra se existe algum perigo real em dividir o fone de ouvido com outra pessoa para escutar música ou outros áudios. Especialistas são unânimes na resposta.



Você já compartilhou o fone de ouvido com um amigo para escutar a mesma música? No entanto, você já deve ter pensado se essa atitude seria algo higiênico ou se poderia oferecer algum risco para a pessoa. Alguns especialistas comentaram o assunto para saber se existe algum problema nesse hábito ou não.

Veja também: WhatsApp testa áudio que só poderá ser escutado uma vez

Será que compartilhar o fone de ouvido também pode ser um canal para transmitir bactérias, microrganismos e doenças para outras pessoas? Entende agora o que a ciência diz sobre o assunto.

É perigoso dividir o fone ouvido com outra pessoa?

Na maioria das situações, não existe risco real em dividir o fone de ouvido com outra pessoa, seja amigo, namorada ou namorado. Porém, o ideal é que antes de compartilhar o objeto seja feita uma higiene completa com álcool 70% ou mesmo que seja lavado com sabão.

O perigo está na possibilidade de alguma das duas pessoas ter algum problema no ouvido, como uma infecção, por exemplo. As bactérias poderiam ser transmitidas entre os usuários dessa maneira.

Ouvido é um ambiente propício para desenvolver bactérias

Vale destacar que o ouvido é um órgão fechado, escuro e quente. A cera também acaba trazendo um pouco de umidade, embora a presença de água seja um problema real, pois causa infecções. Dessa maneira, sempre é bom fazer a higiene no fone de ouvido antes de compartilhar com outros. Inclusive, higienize o objeto depois que o compartilhamento acabar.

Dessa maneira, a resposta para a pergunta é que sim, existem riscos em compartilhar os fones. Ainda que a probabilidade de transmissão de alguma doença seja baixa, ela existe. Por isso, sempre evite dividir o fone de ouvido com outras pessoas, mas se quiser mesmo dividir, higienize com álcool antes de usar.

Caso um dos dois usuários esteja com dor de ouvido, resfriado ou com alguma infecção, jamais divida os fones. Isso ajuda a evitar a transmissão de condições de saúde indesejadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário