scorecardresearch ghost pixel



É oficial: Conselho aprova visto para brasileiros trabalharem em Portugal

Ação também prevê suprir a escassez de mão de obra em território português, cujo déficit é considerado alto.



O Conselho de Ministros de Portugal deu mais um passo na criação de um visto que permitirá brasileiros irem legalmente ao país em busca de emprego. A validade inicial para a novidade é de 120 dias, com chance de ser renovada por mais 60 dias.

Leia mais: Ranking aponta o país com a gasolina mais cara; veja a posição do Brasil

De acordo com Patrícia Lemos, do @voumudarparaportugal, o intuito da medida é reduzir a burocracia no processo de regularização de estrangeiros que querem exercer alguma atividade remunerada em Portugal. A ação também prevê suprir a escassez de mão de obra em território português.

Medida já está valendo?

Por enquanto não. Porém, o próximo passo agora inclui a votação da nova lei na Assembleia da República, que ainda não ganhou data para ser apreciada. No entanto, considerando que ela é fortemente apoiada pelo Partido Socialista, que compõe boa parte do Parlamento, são grandes as chances de aprovação.

Sobre a necessidade de adesão da iniciativa, a defesa justifica dizendo que Portugal é um país que precisa do “contributo da imigração para sustentar o seu desenvolvimento econômico e demográfico”. Atualmente, o mercado português possui um déficit muito grande na questão da mão de obra, pontua Patrícia.

“É um país com uma população muito envelhecida e que está voando no Turismo e na Tecnologia, principalmente. É um grande celeiro que exporta mão de obra e conhecimento para outros países da Europa. O Brasil, por sua vez, tem mão de obra sobrando: não só qualificada, mas básica também. Então, há, sem dúvida, uma sinergia muito grande entre os países”, completa a profissional que trabalha orientando brasileiros que desejam viver em Portugal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário