scorecardresearch ghost pixel



Eletro queridinho dos brasileiros pode ser um dos maiores vilões da conta de luz; descubra qual é

Mais de 96% dos lares no Brasil contam com, pelo menos, uma TV. O equipamento é um dos principais responsáveis por aumentar a conta de luz; confira o que fazer.



Quando se pensa em consumo de energia elétrica na conta de luz no inverno, todo mundo lembra logo do chuveiro como o principal vilão. No entanto, um dos aparelhos que mais consomem energia é a TV.

Veja também: 5 truques para diminuir a conta de luz a partir de agora

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que quase 96% dos lares brasileiros possuem aparelho televisor. As TVs são produtos elétricos e, por isso, consomem energia e têm um grande impacto na conta de luz do mês. Por isso, vale a pena aprender como reduzir os gastos de energia elétrica com a TV.

Qual o impacto da TV na conta de luz?

Embora os canais de televisão abertos tenham perdido uma parte significativa do prestígio que possuíam até pouco tempo. A TV ganhou novas plataformas para exibir conteúdo, principalmente, por conta da internet. Serviços de streaming utilizam o equipamento para que seus usuários assistam filmes, séries, animações e documentários.

Diante do alto número de televisores presentes no Brasil, é natural esperar que esse aparelho esteja ligado durante boa parte do tempo. O consumo total depende da potência de cada televisor e várias configurações que podem ser ajustadas.

Aprender a economizar na conta de luz com a TV é fundamental para reduzir os gastos mensais. Vale reforçar que as TVs modernas consomem bem menos eletricidade do que os modelos antigos. Ainda assim, se ficarem ligadas por muito tempo, a conta pode sofrer um impacto significativo para os consumidores nacionais.

Dicas para economizar na conta de luz com a TV:

1 – Fique de olhos

A primeira coisa a se fazer é calcular quanto o aparelho de TV gasta de energia elétrica por mês. Basta procurar os dados de consumo no manual do aparelho ou pesquisar pelo modelo em sites confiáveis na internet. Assim, dará para saber qual é o gasto por hora que a sua TV gera. Depois é só multiplicar pelo número de horas que ela fica ligada.

2 – Mude as configurações de brilho

Acesse os ajustes da sua TV para alterar as configurações de brilho, especialmente se elas estiverem no modo automático. A intensidade das cores da imagem reflete diretamente nos gastos com energia elétrica. Prefira modos de economia.

3 – Não durma com a TV ligada

Muitas pessoas têm o hábito de dormir com a TV ligada e isso pode ser uma das principais causas do aumento na conta de luz. Ative o “Sleep Timer” ou apenas desligue os aparelhos eletrônicos antes de dormir.

4 – Tamanho importa

Procure instalar um equipamento que tenha o tamanho ideal para sua sala ou cômodo onde será colocado. Isso evita comprar TVs que sejam muito grandes e gastam mais energia elétrica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário