Entenda o que é a positividade tóxica e o porquê de tentar evitá-la

Os pensamentos positivos são essenciais para garantir uma boa autoestima, no entanto, quando estimulados de forma exagerada acabam prejudicando o desenvolvimento das pessoas.



A saúde mental requer equilíbrio e inteligência emocional para reconhecer os sentimentos e direcioná-los da melhor forma. A positividade tóxica é ideia de pensar em tudo como um acontecimento positivo, mesmo que o ocorrido esteja causando algum dano. O famoso ‘’aprender com o erro’’, que às vezes está ligado a uma questão séria e individual. 

Veja também: O que fazer no Dia dos Namorados se está solteiro?

A culpa por se sentir triste nesse caso afeta muitos pacientes com depressão ou que estão passando por um momento complicado da vida. Nas redes sociais todos parecem felizes e isso gera várias comparações. Contudo, tentar esquecer o que há de ruim só serve para distorcer a realidade e impedir o seu crescimento, ignorando riscos maiores. 

Porque a positividade tóxica pode ser tão prejudicial para a sua saúde mental?

Por exemplo, continuar com amigos que te tratam mal só para ter companhia e socializar não faz bem. O autoengano resulta nessa visão de que existe apenas um caminho e tudo que vier é bom. Ser grato pelas conquistas não significa abandonar suas vontades e passar por cima das suas dores para parecer satisfeita com algo prejudicial. 

A positividade tóxica chega a normalizar relacionamentos abusivos de todos os tipos, porque enxerga sempre uma justificativa para manter algo que não está tão bom assim. E restringe a sua ação de não pedir ajuda com medo de ser vista como frágil e se você é o responsável por exigir o sorriso das pessoas e achar que elas reclamam demais, pense que cada um sente as emoções de modo particular. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário