Congelar os alimentos é uma prática muito comum nos dias de hoje, quase tudo que consumimos ou guardamos na geladeira ou congelar. Mas, existem alguns alimentos que se você guardar no congelador, certamente irá se arrepender.
Veja também: Receita de paçoca caseira: aprenda 2 opções com e sem leite condensado
O congelamento desses alimentos pode causar alteração de cor, de textura, de sabor e até mesmo na estrutura do alimento, veja quais os alimentos que não podem ir ao congelador.
Alimentos que não devem ser guardados no congelador
Ovo cru com casca
Na escola aprendemos que os líquidos, em geral, expandem quando congelam e com o ovo não é diferente, ao congelar a clara e a gema se expandem e provocam rachaduras na casca, com isso, o interior do ovo fica exposto, que causará odores ruins em seu congelador, além do mais, ao descongelá-lo sua textura será alterada.
Queijo fresco
O queijo fresco sofre muito com o congelamento, isso porque contém muita água que, por sua vez, provoca uma alteração bem expressiva na textura, além de causar mudança em sua estrutura, que ao congelamento faz com que ocorra a separação do soro e da gordura, causando uma alteração de sabor.
Batata in natura
A batata possui muita água e amido, após o descongelamento, perderá o sabor em virtude da água e perderá a textura devido ao amido.
Tomates
O tomate pode ser congelado se o objetivo for fazer molho, mas em sua forma in natura, costuma ficar granulado, semelhantemente ao leite. Além disso, fica com uma textura muito diferente, que não dá a menor vontade de consumir. O sabor fica comprometido, tornando-se mais ácido que o habitual. Apesar disso, é possível usá-lo em molhos.
Leite
Não tem problema em congelar o leite, porém se a intenção é fazer o consumo congelado pode não ser uma boa ideia. Isso porque o leite fica com uma textura granulada, nada agradável para consumir. O mesmo pode acontecer com o creme de leite e o iogurte, são alimentos que perdem sua característica e sabor.
Gelatina
Apesar de a gelatina precisar de refrigeração para tornar-se consistente, no congelador o processo é comprometido. O alimento fica congelado com uma textura diferente, pior de tudo, que ao retirar do congelador ela derreterá tornando rapidamente líquida.