scorecardresearch ghost pixel



Estudo revela associação do café à prevenção de lesão renal aguda

Que é bom tomar uma xícara de café que todo mundo sabe! Imagina saber que estudos apontam benefícios da bebida na prevenção de doenças?



O café é uma bebida estimulante que faz parte da lista de bebidas mais consumidas do planeta. De acordo com o IBGE, mais de 79% dos brasileiros adoram essa bebida.  

Veja também: O que é e como fazer o tradicional chá mexicano em casa?

Um estudo feito pela equipe de pesquisa do centro de estudos Johns Hopkins Medicine, em Maryland, nos Estados Unidos, aponta que uma xícara de café por dia produz efeitos positivos na nossa saúde.

O que diz o estudo sobre o café?

 O estudo foi publicado em maio na revista científica Kidney International Reports. E revelou que pessoas que consomem pelo menos uma xícara de café diariamente têm menos chances de possuir doenças renal aguda (LRA) em comparação a pessoas que não apreciam a bebida.

De acordo com o artigo publicado, pessoas que bebem café (independente da quantidade) têm 15% menos riscos de desenvolver a doença. Ainda, foi identificado que pessoas que tomam duas ou três xícaras de café tem cerca de 22% a 23% menos riscos.

Mas, o que é a lesão renal aguda?

Lesão renal aguda é a perda da capacidade dos rins em realizar suas funções, ocorrendo um aumento em quantidades de creatinina sérica e diminuição da urina. Isso faz com que os resíduos que deveriam ser expelidos do corpo se acumulem indo parar no sangue, causando diversos problemas ao organismo. Os principais sintomas incluem:

  • Pouca produção de urina
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e ao redor dos olhos
  • Fadiga intensa 
  • Falta de ar
  • Confusão mental
  • Dor no peito
  • Convulsões ou coma

É importante saber que os sintomas variam de acordo com a causa, sendo que em situações mais graves costumam se manifestar em pacientes já hospitalizados.

Mais benefícios do café

Não é de hoje que o café está relacionado a benefícios à saúde. Um estudo feito pelo Ph.D. Chirag Parikh, diretor da Divisão de Nefrologia e professor de medicina na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, informou que o consumo regular de café está associado a menores riscos de doenças crônicas e degenerativas. Fazem parte da lista de doenças, a diabetes tipo 2, doenças hepáticas e doenças do coração.

Há evidências recentes de que a bebida está relacionada na diminuição dos riscos de morte prematura.

Então, se você é um apreciador de café, pode ficar tranquilo para saborear sua bebida. Aliás, você já tomou um cafezinho hoje?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário