Abastecer o carro hoje em dia pode representar um dos maiores gastos aos brasileiros. Dependendo da região do país, o valor cobrado pelo litro nas bombas dos postos ultrapassa facilmente os R$ 7. Devido a alta, os condutores têm buscado por dicas para economizar combustível.
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Atualmente, existem alguns hábitos comumente praticados entre os motoristas que ajudam a otimizar o consumo energético. As recomendações valem tanto para os veículos movidos à base de gasolina, álcool e diesel. Veja!
3 truques infalíveis para economizar combustível e fazê-lo render mais
Conheça a seguir algumas dicas que podem ajudar na eficiência energética dos combustíveis e reduzir os períodos de ida aos postos:
1. Trocar de marcha na hora certa
Ao “esticar” muito a marcha, ou fazer a troca dela de forma muito rápida, o motor vai trabalhar fora das condições de rotações e cargas de maior eficiência, como geralmente propõe o fabricante do veículo.
Nesse sentido, o recomendado é consultar o manual do carro e verificar as trocas de marcha padrão dele. O mais comum é 25km/h de primeira para segunda, 40 km/h de segunda para terceira, 65 km/h de terceira para quarta e de 75 km/h de quarta para quinta.
2. Calibrar os pneus
O analista de desenvolvimento industrial e especialista em mecânica do SENAI, Edilson Caldas, informa que o pneu bem calibrado ajuda a evitar o consumo excessivo de combustível, fazendo com que seja gasto o quantitativo esperado pelo modelo do veículo.
Por outro lado, ele reforça que pneus cheios demais, apesar de deixarem o carro mais leve, podem acabar fazendo com que o motorista perca estabilidade, além de prejudicar, inclusive, as condições das rodas.
3. Desligar o ar-condicionado
O equipamento é um dos mais usados pelos motoristas em dias quentes, pois garante mais comodidade durante a condução. Mas é importante lembrar que, de fato, ele aumenta o consumo de combustível do veículo.
O que acontece é que o ar-condicionado possui um compressor conectado ao motor que, assim que o item é ligado, o compressor é acionado junto, colocando uma carga adicional ao motor. É daí que cresce o consumo energético e o gasto a mais do combustível.