scorecardresearch ghost pixel



Google Maps vai ajudar a economizar gasolina? Entenda como

Existem formas bem inusitadas de economizar gasolina, mas o que você não esperava era que o Google Maps pudesse ajudar nessa tarefa tão almejada atualmente.



Os preços atuais dos combustíveis em todo o Brasil fizeram com que os motoristas começassem a adotar estratégias mirabolantes para economizar gasolina. Aliás, este foi o combustível que mais encareceu, apresentando alta de 70,6% desde 2019.

Veja também: Aprenda como aumentar o limite do crédito da sua conta do Nubank

Como economizar gasolina com Google Maps

Uma forma inusitada de economizar gasolina é utilizando o Google Maps. Isso porque nos Estados Unidos da América, o Google lançou uma atualização para o aplicativo que revela qual é o trajeto mais econômico.

O cálculo considera a velocidade do tráfego e o tempo que o motorista passaria no trânsito. Além disso, ele também analisa o tipo de terreno e a sua elevação.

O problema é que a novidade ainda não está disponível no Brasil, mas deve ser lançada em breve. Enquanto isso, é preciso investir em outras maneiras de economizar gasolina.

Melhorar horário para abastecer

Primeiramente, saiba que a gasolina e o etanol são materiais químicos e estão sujeitos às leis naturais do planeta Terra. Por isso, o volume deles sofre alteração de acordo com a temperatura, por exemplo. O processo de oscilação do volume se chama expansão ou contração térmica.

Assim, se você abastecer seu carro em um horário de muito calor, a tendência é colocar menos líquido do que deveria dentro do carro. Ou seja, para economizar gasolina é melhor procurar abastecer sempre no final da tarde, à noite ou nas primeiras horas da manhã. Assim o combustível estará mais comprimido e você acabará levando maior volume para casa.

Como economizar gasolina: temperatura diz muito

Se você ainda não está acreditando nisso, a gente te explica melhor. Quando a temperatura do veículo aumenta, o combustível se expande dentro do tanque. Isso faz com que a mesma quantidade de líquido ocupe uma área maior. Assim que esfria, sua área de contato diminui e o combustível ocupa uma área bem menor.

No entanto, quando você abastece, está comprando volume de combustível e não massa. A massa continua a mesma e é ela que faz o carro andar. Porém, se você compra baseado no volume (em litros) prefira fazer isso nos dias mais frios do ano.

Essa é uma boa dica para ajudar a economizar gasolina em tempos de combustíveis tão caros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário