scorecardresearch ghost pixel



Google reconhece e desativa recurso após propagandas abusivas

As propagandas feitas por meio de RCS na Índia foram alvo de críticas e reclamações dos indianos recentemente. O Google decidiu interromper a veiculação dos anúncios.



Recentemente, o Google decidiu tirar de funcionamento as propagandas via mensagem RCS na Índia. O recurso é parecido com o SMS, popular entre os usuários de celular brasileiros. O número de queixas dos usuários fez com que a empresa tomasse essa atitude contra uma de suas principais fontes de renda (as propagandas pagas).

Veja também: 5 soluções digitais para entender o que está escrito na receita médica

O que é o RCS utilizado para publicidade pelo Google?

Como mencionado anteriormente, o RCS é um sistema bem parecido com o SMS. Na verdade, ele funciona como uma mensagem turbinada e representa uma das armas presentes no Android contra o Telegram e WhatsApp, por exemplo. O sérvio conta com emojis e oferece imagens para os usuários. No entanto, é cobrado o uso de dados da franquia do celular.

O problema é que o RCS também é uma ferramenta do Google para enviar propaganda aos usuários dos dispositivos móveis. A quantidade de publicidade foi encarada como abusiva pelos indianos, sendo que as caixas foram tão recorrentes que obrigaram a empresa a cancelar a estratégia.

Google reconhece propaganda abusiva no RCS

“Estamos cientes de que algumas empresas estão abusando de nossas políticas anti-spam para enviar mensagens promocionais a usuários na Índia. Estamos desativando esse recurso enquanto trabalhamos com o setor para melhorar a experiência dos usuários.”

Essa foi a mensagem que o Google divulgou através da internet e que foi publicada pelo site de notícias Gadget360.

Um dos pontos destacados concentra-se no fato de que as propagandas podem utilizar imagens e outros elementos de interação. Esses itens, além de incômodos, ocupavam espaço demais dentro do armazenamento dos aparelhos.

De acordo com o Google, várias empresas estavam quebrando os termos de uso, e disparando propagandas não solicitadas. Dentro das regras, é preciso que o espaço seja usado apenas por empresas cadastradas e verificadas para falar com clientes cativos. 

O RCS não é um serviço ativo no Brasil, mas está presente em diversos outros países pelo mundo inteiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário