scorecardresearch ghost pixel



Governo firma parceria com Google e Microsoft para combater a evasão escolar

O governo anunciou uma parceria com a Google e Microsoft que pretende melhorar a frequência escolar e reduzir a evasão agravada pela COVID-19.



Como uma forma de reduzir a evasão escolar em todo o Brasil, o Governo Federal firmou uma parceria com o Google e a Microsoft. O novo programa voltado para o incentivo do aumento da frequência escolar foi apresentado pelo Ministério da Educação. As ferramentas usam soluções educacionais para envolver os estudantes.

Leia mais: Descubra o que há por trás da polêmica da Inteligência Artificial do Google

Uma dessas ferramentas em questão é o MECPlace. Ela é um Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais. A parceria pretende facilitar o acesso de muitos jovens à educação, portanto é defendido que a tecnologia será uma grande aliada dos professores e dos estudantes em todo o processo educacional.

Evasão escolar

A preocupação com a evasão escolar é um problema antigo, mas que fora agravado pela pandemia da COVID-19. Com o isolamento social e as aulas online, muitas crianças e adolescentes não retornaram para a sala de aula. Os números apontam que foram, principalmente, as crianças e adolescentes com idade entre 14 e 29 anos.

O desafio agora é buscar mecanismos de facilitar o acesso à educação de qualidade. Por meio da parceria do Governo Federal com a Google e Microsoft, essa nova plataforma gratuita vai consolidar soluções e iniciativas de apoio às redes educacionais, conforme o anúncio feito pelo Ministério da Educação.

Outras parcerias devem ser anunciadas em breve, como a possibilidade de cooperação com Adobe, Huawei, Oracle e AWS. Todas as iniciativas do governo buscam evitar que os alunos abandonem as salas de aula. Para isso, novas estratégias de ensino e aprendizagem pretendem envolver toda a cadeia educacional.

Veja abaixo outras ferramentas anunciadas pelo governo por meio da cooperação.

  • Google Workspace for Education Fundamentals: a ferramenta oferece uma base flexível e segura para a aprendizagem, colaboração e comunicação;
  • Seja Incrível na Internet: são trilhas de capacitação para educadores, planos de aulas e atividades;
  • Grasshopper: aplicativo de programação para iniciantes sobre o pensamento computacional;
  • Google Cloud Capacita+: treinamentos gratuitos e online para formação de profissionais em tecnologias de nuvem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário