Casos misteriosos de hepatite estão aparecendo em crianças com menos de 10 anos de idade no continente europeu. Na maioria dos casos, são crianças que têm entre 1 e 5 anos e começaram a apresentar os primeiros sintomas de hepatite. A Agência de Segurança de Saúde britânica (UKHSA) confirmou alguns casos e comentou sobre os principais sinais.
Veja também: Por que temos dor de cabeça se o cérebro não dói? Como a ciência explica esse fato
Entenda mais sobre a hepatite em crianças
Os dados atualizados até o dia 26 de maio apontam 650 prováveis casos em 33 países. O balanço ainda faz referência a 9 óbitos suspeitos em decorrência da hepatite misteriosa. 38 pacientes tiveram de ter o fígado transplantado após apresentar o problema.
A grande preocupação está no mistério que envolve o surgimento dos sintomas de hepatite em crianças tão pequenas. A doença não é uma novidade para as autoridades em Saúde no mundo inteiro. Na verdade, mais de 1 milhão de pessoas morrem em decorrência das complicações da hepatite todos os anos. No entanto, não é esperado que isso ocorra com crianças.
Hepatite: o que é e como evolui?
Primeiramente, entenda que hepatite é o nome dado para uma inflamação no fígado. O dano pode ser causado por interações medicamentosas, infecção viral, alcoolismo, presença de gordura visceral ou por doenças autoimunes. A hepatite pode ser tanto aguda quanto crônica e apresentar complicações graves, as quais podem levar uma pessoa a óbito.
Os tipos mais comuns de hepatite são os que ocorrem por vírus (A, B, C, D e E). Existem alguns vírus que também podem causar hepatite em ocorrências raras, como os transmissores de herpes e Covid-19, por exemplo.
A transmissão pode ocorrer de várias formas, principalmente através de relação sexual ou contato sanguíneo direto com material infectado.
Sintomas de hepatite:
Segundo informações do Ministério da saúde, os principais sintomas de hepatite são:
- Febre;
- Fraqueza;
- Mal-estar;
- Dor abdominal;
- Enjoo/náuseas;
- Vômitos;
- Perda de apetite;
- Urina escura (quase preta);
- Icterícia (olhos e pele amarelados);
- Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).
A prevenção consiste em métodos de higiene básica e de consumo de alimentos que tenham boa procedência. Além disso, é preciso manter relações sexuais saudáveis e protegidas.