scorecardresearch ghost pixel



Por que temos dor de cabeça se o cérebro não dói? Como a ciência explica esse fato

Por que temos dor de cabeça? Para tentar responder essa dúvida, precisamos compreender o funcionamento de nosso cérebro.



Se você alguma vez teve crise de dor de cabeça, provavelmente tenha dito essa frase: “parece que meu cérebro vai explodir”, mas sabia que o cérebro não tem terminações nervosas, ele é apenas um receptor de sinais.

Veja também: Chá de cúrcuma: um remédio natural capaz de proteger contra o diabetes

Essa constatação já foi relatada por muitos neurocirurgiões, que ao tocar na massa cinzenta em pacientes acordados, eles não relataram dor.

Então por que temos essa sensação de dor de cabeça?

Apesar da pele sobre nossa cabeça ser fina, ela possui milhares de terminações nervosas, e isso sim, pode nos trazer sensação de dor na cabeça. As veias e artérias também possuem essas terminações, assim como os músculos que estão ao redor de nossa cabeça. 

Quando uma ou mais dessas estruturas sofrem algum problema, imediatamente é recebida a informação que tem algo errado, e transmitida ao cérebro, que, por sua vez, pode trazer a sensação de dor de cabeça.

Os “sensores” que recebem esse estímulo são chamados de nociceptores, eles podem ser ativados por desidratação, algum trauma, pressão alta ou ficar exposto à alta temperatura. 

Situações que podem causar a sensação de dor de cabeça 

A desidratação por exemplo, causa a irritação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, ativa os nociceptores, essa desidratação pode ser provocada por não ingerir água suficiente, ou pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas, quando isso acontece, a dor percebida tem a característica de fazer a cabeça latejar.

Ranger de dentes e esforço em excesso nos músculos do pescoço pode gerar dores de cabeça também. A famosa enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte que a ciência ainda não tem uma resposta exata para sua causa, mas estudos indicam que possa existir uma relação com a meninge (membrana que recobre o cérebro e a medula), que por algum motivo tem seus “sensores de dor” ativados.

O cérebro em si não sente dor, mas dores constantes na cabeça podem indicar algum problema no cérebro, como um micro derrame, alguma infecção ou até mesmo um tumor, por isso sempre procure orientação médica para investigar suas dores de cabeça. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário