scorecardresearch ghost pixel



Liberação do Auxílio Brasil turbinado pelo vale-gás de R$ 53 começa nesta sexta

Nova parcela do programa de transferência de renda nacional começa a ser paga para mais de 18 milhões de famílias.



Começa hoje, 17, o novo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, o maior programa de transferência de renda do país. Desta vez, a parcela vem turbinada pelo vale-gás nacional para parte dos beneficiários.

Leia mais: Auxílio-combustível vai ficar para 2023? Entenda a proposta

Os repasses vão até o dia 30 de junho, abrangendo os dez últimos dias úteis do mês. O depósito ocorre de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do aprovado, veja o calendário:

Final do NIS Data de pagamento
1 17 de junho
2 20 de junho
3 21 de junho
4 22 de junho
5 23 de junho
6 24 de junho
7 27 de junho
8 28 de junho
9 29 de junho
0 30 de junho

Valor do vale-gás

De acordo com as informações que constam no aplicativo oficial do Auxílio Brasil, o vale-gás está liberando R$ 53 este mês. Em abril, cerca de 5,39 milhões de famílias foram contempladas, e um número semelhante deve receber o benefício agora.

O valor é definido com base no preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg. A quantia deve equivaler a pelo menos 50% desse patamar, que é apurado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Todo aprovado no Auxílio Brasil recebe o vale-gás?

Não, apenas uma parte dos beneficiários do Auxílio Brasil tem acesso ao vale-gás até o momento. De acordo com o Ministério da Cidadania, o governo federal não tem verbas suficientes para atender todos os cerca de 18,1 milhões de cidadãos com os dois programas.

Especialistas calculam que cerca de 1,3 milhão de pessoas cumprem todos os requisitos, mas ainda não foram incluídas na folha de pagamento do Auxílio Brasil. Ainda não há informações sobre o volume total de famílias que integram as folhas dos dois programas em junho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário