Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, fizeram uma descoberta importante para a saúde das pessoas. O estudo revelou que ingerir ibuprofeno com remédios para pressão alta e diuréticos pode trazer riscos à saúde dos pacientes.
Leia mais: Plano de saúde está caro? Conheça seus direitos para mudar de convênio
Os cientistas revelaram que a associação dos três medicamentos causa uma desidratação aguda, prejudicando assim o funcionamento dos rins. É comum que remédios indicados para o tratamento de pressão alta sejam prescritos acompanhados de diuréticos, pois o aumento na frequência do xixi ajuda a reduzir os quadros de hipertensão.
Em contrapartida, se o paciente não ingerir quantidade suficiente de água, a combinação de medicamentos pode acabar provocando a desidratação. Segundo alerta a pesquisa, o uso de ibuprofeno também intensificaria o quadro, com chances de provocar lesões permanentes nos rins.
Cautela no consumo de medicamentos
A pesquisa foi publicada na revista científica Mathematical Biosciences, cujo estudo foi realizado a partir de modelos simulados por computador. Esse método de análise consegue produzir resultados mais rápidos em comparação aos testes clínicos em humanos.
Foram utilizados conhecimentos em matemática e ciência da computação para encontrar os efeitos colaterais do ibuprofeno no corpo de pessoas hipertensas.
“Não é que todo mundo que toma essa combinação de remédios que terá problemas” , explica Anita Layton, que trabalha como professora de matemática em Waterloo e também como pesquisadora de biologia matemática e medicina na mesma instituição.
Apesar disso, é necessário cautela quando o assunto é a mistura de medicamentos. De acordo com Layton, “os diuréticos são uma família de drogas que fazem o corpo reter menos água”. Com isso, remédios para pressão alta e o ibuprofeno podem agravar ainda mais o estado de saúde dos rins.
Sobre a relação dos hipertensos com os medicamentos citados, os pesquisadores recomendam que os pacientes conversem com seus médicos sobre qual remédio utilizar em caso de febre ou dor.