Este modelo fez muito sucesso durante os anos 80, mas foi resgatado nesse ano de 2022! A famosa Mobylette foi relançada pela empresa Caloi para que pudesse competir com as demais bicicletas elétricas no mercado. O produto já é um sucesso em muitos lugares.
Veja também: Caloi relança Mobylette com motor elétrico; Menos de R$ 10 mil
A novidade agradou muitas pessoas, tanto aqueles que estão vivendo uma nostalgia quanto os que apenas desejam contribuir para a diminuição do trânsito sempre cheio. Sem falar na economia de gasolina que atualmente assombra o bolso de muitos brasileiros!
Mas a pergunta que está pairando sobre a cabeça das pessoas, em relação a esse assunto, é se será exigido o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para poder pilotar o novo modelo de motocicleta pelas ruas da cidade.
Saiba mais sobre a nova versão da Mobylette da Caloi
A fabricante Caloi lançou a Mobylette no Brasil nos ano 70. Ela trouxe para o país o maior sucesso de vendas de ciclomotores bem semelhantes na Europa. E por sua fábrica estar situada em Manaus na época, ela pôde oferecer preços mais acessíveis.
Não é para menos que o modelo foi se tornando cada dia mais popular entre as pessoas, contudo isso durou pouco mais de vinte anos, pois a Mobylette deixou de ser fabricada em meados dos anos 90.
O que as pessoas vão poder encontrar na nova versão da Mobylette é o seu design totalmente original, o que dá um aspecto mais vintage à motocicleta. Ela ainda conta com:
- Um motor de de cubo com 36V;
- 350W de potência;
- Um torque de 4 kgfm;
- Bateria com autonomia de até 30 km antes de ser recarregada.
Diferentemente da primeira versão, o novo modelo traz freios hidráulicos, pois esses são bem mais seguros, assim como pneus mais largos e resistentes.
É preciso ter CNH para pilotar a nova Mobylette?
Antes mesmo de respondermos a essa pergunta, devemos lembrar que a Mobylette é um ciclomotor, portanto ela é considerada uma moto e não uma bicicleta, pois conta com um com motor quatro tempos de até 50 cm³.
Os ciclomotores conseguem chegar a uma velocidade máxima de apenas 50 km/h, ou seja, são motocicletas mais leves. Contudo a legislação brasileira é clara: para pilotar um ciclomotor, a pessoa precisa estar habilitada, sim.
Portanto é obrigatório ter a CNH com categoria A, que é destinada aos motoristas de motocicletas, em mãos antes de pilotar. Se não isso, então deve-se retirar uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
Quais são os veículos que não exigem A CNH?
Praticamente todos os veículos necessitam que o motorista tenha o documento de habilitação para poder conduzir, isto é, motocicletas, carros, caminhões… entre muitos outros.
Mas aqui está um exemplo de veículo que não necessariamente exige a carteira de quem o conduz:
- Ciclomotores
E por um desses, nos referimos a um veículo motorizado de duas ou três rodas, mas que não ultrapasse o limite de velocidade de 50 km/h e que tenha potência de até 50 cilindradas. Como, por exemplo, bicicleta elétrica. Também são considerados a bicicleta motorizada e motos popularmente conhecidas como “cinquentinhas”.