Os estados brasileiros e o Distrito Federal começaram a emitir o novo RG em março deste ano. O modelo atualizado do documento de identidade tem uma grande vantagem em relação ao antigo: a possibilidade de acessar as informações pela internet.
Leia mais: Novo RG e nova CNH são oficialmente lançados; saiba como trocar os documentos
A versão digital chega nos mesmos moldes da Carteira Digital de Trânsito (CDT), em vigor no país há algum tempo. O usuário só precisa escanear o QR Code disponível na versão impressa para habilitar a digital.
Sua validade é a mesma do documento impresso, que por sua vez está sendo emitido em papel ou cartão. Outra boa notícia é que a emissão do novo RG é totalmente gratuita.
Novidades
Outra novidade é que o número do RG será unificado por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o que significa que o cidadão terá a mesma numeração em todos os estados. A medida visa coibir fraudes, já que até o momento era possível emitir uma identidade com número diferente em cada unidade da federação.
Já o prazo de validade do documento varia de acordo com a idade do cidadão:
- 0 a 12 anos de idade: 5 anos;
- 12 a 60 anos de idade: 10 anos;
- A partir de 60 anos de idade: indeterminada.
O modelo atual também conta com código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado nos passaportes. Ele pode ser apresentado em viagens internacionais para países que integram o Mercosul.