scorecardresearch ghost pixel



Novo RG e nova CNH são oficialmente lançados; saiba como trocar os documentos

Fique por dentro do processo de atualização dos documentos e veja quando será preciso trocar as versões antigas pelas novas.



Novas mudanças passaram a valer para o Registro Geral (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ambos os documentos contam agora com novos modelos além de novas regras, principalmente em relação à validade. Saiba mais sobre eles abaixo!

Leia mais: Quando devo trocar a CNH antiga pela nova? Conheça os prazos aqui!

Novo RG

No caso do novo RG, ou nova Carteira de Identidade Nacional, o documento passa a trazer informações adicionais do cidadão, como CNH, certidão de nascimento, de casamento, além de unificar o número do registro com o CPF. Ele também ganhou uma versão digital que pode ser consultada via aplicativo de celular.

Como solicitar? Os brasileiros não precisam ter pressa para realizar a troca, pois muitos órgãos responsáveis pela emissão, por exemplo, ainda estão em fase de transição para a produção do novo modelo. O prazo dado pelo governo para a atualização dos sistemas vai até o dia 6 de março de 2023.

No caso daqueles que precisam de uma nova via do documento, ele pode ser emitido por quem já realizou o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. O procedimento pode ser feito em unidades Poupatempo ou aplicativo Gov.br.

Nova CNH

A nova versão da Carteira entrou em vigor desde o dia 1º de junho de 2022. O novo formato traz novidades em relação às cores, com predominância do verde e amarelo. A versão atualizada do documento também se assemelha com o padrão internacional, trazendo formas de identificação impressa em mais idiomas, como português, inglês e francês.

Outra novidade é a forma de identificação: quando a CNH é temporária, ou seja, concedida a novos motoristas, ela é identificada com a letra “P”, localizada no canto superior direito. No entanto, se ela é definitiva, ela é identificada com a letra “D”.

Como solicitar? A respeito da solicitação, o documento poderá ser trocado conforme os motoristas precisem renovar ou emitir a segunda via do documento, no processo tradicional como acontece hoje. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não há necessidade da troca imediata da versão antiga para nova.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário