scorecardresearch ghost pixel



Pagamento do lucro bilionário do FGTS: como sacar o dinheiro?

Entenda como vai funcionar o repasse do lucro do FGTS, quem vai sacar e como serão feitos os regastes pelos trabalhadores.



Na última reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entrou como discussão o valor do lucro a ser distribuído aos trabalhadores elegíveis. O montante extra aos trabalhadores será bilionário, com prazo de pagamento anunciado.

Leia mais: Aprovada a Medida Provisória que libera R$ 3 bilhões do FGTS para microcrédito

Para quem não sabe o processo de distribuição do lucro do FGTS acontece anualmente desde 2017. Ele nada mais é do que a soma do saldo de contas ativas e inativas que renderam juros após aplicações, sempre no ano anterior ao do pagamento.

Assim que é repassado aos trabalhadores, os depósitos levam em consideração o valor que estava aplicado na conta da pessoa no último dia do ano. Portanto, seguindo essa lógica, quem tinha um maior saldo acumulado, receberá uma maior porcentagem do lucro do FGTS.

Quando será repassado o lucro do FGTS?

Conforme a lei, o lucro do FGTS não pode ser repassado de forma integral, devendo o índice de repasse ser definido pelo conselho curador do FGTS. Estes apenas voltarão a se reunir em agosto,  quando o percentual da distribuição será anunciado, ou seja, seu valor. O prazo final para o depósito nas contas do FGTS pela Caixa Econômica Federal vai até o dia 31 de agosto.

Quem pode e como sacar o lucro do FGTS?

Podem receber o saldo do FGTS todos os trabalhadores que tinham saldo no fundo na data de 31 de dezembro de 2021. Assim que o dinheiro for liberado, ele será distribuído de forma proporcional à conta, incluindo aqueles que realizaram saques posteriores.

Em relação aos saques, eles só estarão disponíveis mediante as tradicionais regras de resgate do dinheiro, como em demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave, compra da casa própria ou modalidades autorizadas pelo governo (saque-aniversário e saque extraordinário).




Voltar ao topo

Deixe um comentário