Trabalhadores brasileiros ainda podem ter direito ao abono salarial PIS/Pasep. Isso porque milhares de pessoas deixaram de sacar o benefício referente aos anos de 2019 e 2020. Para os mais “esquecidos”, o governo federal liberou uma nova janela de resgate, que vai até dezembro deste ano. Mas e para quem trabalhou em 2021, o saque vai sair em julho?
Leia mais: PIS/Pasep: saque do mês de junho será triplo e foi liberado; quem saca até R$ 3 mil?
Infelizmente não. O que acontece é que, até o ano de 2020, uma nova rodada de pagamentos do abono salarial começava no mês sete. No entanto, em razão da pandemia e da criação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), o governo federal precisou atrasar o calendário em um ano.
Na prática, isso fez com que as liberações passassem a ser feitas no primeiro trimestre de cada ano, o que acabou afetando o pagamento de milhões de trabalhadores.
Portanto, esclarecendo a dúvida, não serão feitos pagamentos do PIS/Pasep em julho referente ao ano-base 2021. Apenas os pagamentos de valores anteriores estão disponíveis no momento.
Quem tem direito ao abono salarial ano-base 2021?
Para receber os valores desta rodada de pagamentos, os trabalhadores precisam cumprir as seguintes condições:
- Ter trabalhado em 2021 com carteira assinada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não;
- Estar com as informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido em 2021 remuneração média mensal de até dois salários mínimos;
Nova rodada de saques do PIS/Pasep
Muitos cidadãos aguardam o recebimento de um novo lote de pagamento do abono salarial PIS/Pasep para o mês de julho, conforme os antigos calendários do programa. Porém, para 2022, o governo federal decidiu liberar apenas o calendário de repasses para quem trabalhou em 2020, no depósito dos valores entre os meses de fevereiro e março.
Nesse sentido, não há previsão de uma nova rodada do saque do abono salarial em 2022, considerando que o Executivo liberou espaço orçamentário para apenas uma rodada de pagamentos, neste caso, aquela referente ao ano-base 2020.
Por fim, sem previsão orçamentária, a expectativa é de que os trabalhadores que atuaram formalmente em 2021 tenham acesso ao abono a partir do começo de 2023. Qualquer dúvida sobre valores e calendários, elas podem ser sanadas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou telefone 158.