scorecardresearch ghost pixel



Número PIS: descubra agora mesmo o seu registro e tenha acesso a benefícios

Para ter acesso ao abono salarial e ao seguro-desemprego, os trabalhadores precisam saber o número do seu PIS/Pasep.



O PIS (Programa de Integração Social) é o fundo contábil que gera suporte financeiro para o pagamento do abono salarial e do seguro-desemprego para os trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é o fundo que gera os valores repassados aos servidores públicos de todo o país. Em ambos os casos, incluindo também os autônomos que contribuem com o INSS, o trabalhador possui o NIT, o Número de Identificação do Trabalhador.

Veja também: Abono PIS/Pasep: confira quanto você vai receber em 2024

Com o NIT, é possível acessar informações sobre contribuições ao INSS, além de poder informar também o número aos empregadores e aos serviços públicos que solicitam a apresentação do mesmo. A sequência numérica do NIT pode ser facilmente encontrada nos documentos do colaborador, como na carteira de trabalho física ou digital, no extrato do FGTS ou pelo Cartão Cidadão.

PIS-3
Foto: Reprodução

Como descobrir o número do PIS/Pasep pelo CPF?

Para aqueles que não possuem acesso a nenhum dos meios citados acima, é possível descobrir qual é o NIT por meio do número do CPF. Para isso, será preciso entrar em contato com a Previdência Social, ligando para o número 135 e solicitando a opção 5. Será preciso informar o CPF ao atendente, que irá informar o número do PIS.

A consulta pode ser realizada também na central de atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 0800 726 0207. Pela internet, o NIT poderá ser encontrado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, em um dos contratos de trabalho registrados no app. O site do Meu INSS também informa o número do PIS/Pasep após o login. O aplicativo Caixa Trabalhador mostra o número do PIS na opção “Meu NIS”.

Para quem deseja ter o comprovante do PIS em mãos, a emissão poderá ser realizada de forma presencial nas agências da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Será possível obter o documento também no site da Caixa. Com isso, o trabalhador poderá guardar o número para futuras necessidades. A impressão do documento servirá para apresentar o NIT em situações que ele for solicitado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário