Normalmente, os alimentos crus ou in natura são mais saudáveis do que os cozidos. Isso porque o calor acaba removendo boa parte dos nutrientes deles. No entanto, o tomate cozido demonstra ser mais saudável do que na sua forma crua.
Veja também: 5 alimentos que “roubam” a memória e que você provavelmente não sabe!
Tomate cozido é melhor mesmo?
O que acontece é que o tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda em várias funções orgânicas. Entre elas, destaca-se a proteção da mucosa do intestino, a melhora na digestão, aumento da saúde do coração e do fígado.
Ele é um dos únicos antioxidantes que potencializa seus efeitos quando submetido a altas temperaturas. Por isso, comer tomate cozido pode ser uma boa ideia. Se for comer cru, mantenha a casca e as sementes, além de colocar azeite de boa qualidade. Lembre-se sempre de lavar muito bem os tomates e dar preferência aos produtos orgânicos.
Quais são os demais benefícios que o tomate oferece?
Saiba que o ideal é buscar por legumes de produtores orgânicos, livres de agrotóxicos e pesticidas. Ao contrário do que o tomate oferece, esses produtos químicos são altamente cancerígenos.
De todo modo, conheça alguns dos principais benefícios do tomate:
1 – Atua diretamente na prevenção do câncer de cólon de útero, próstata, pulmão e mais
Estudos presentes no National Library of Medicine mostram que o tomate é eficiente como forma de ajuda a prevenir câncer. Os principais tipos de tumores malignos que são combatidos pelo vegetal são os de útero, de próstata, pulmão e aqueles que acometem o sistema digestivo.
2 – Melhora a imunidade do organismo
A presença de vitamina C ajuda imensamente a fortalecer o sistema imunológico humano. Essa ação tem efeito direto na prevenção contra viroses e doenças de origem microrgânica.
3 – Previne o envelhecimento precoce
Por ser rico em antioxidantes, o tomate inibe a criação de radicais livres pelo corpo, os quais destroem as células. Isso retarda o aparecimento de rugas e flacidez, além de evitar a situação de envelhecimento precoce.