scorecardresearch ghost pixel



Programa Vale-Gás: ao menos 26 parcelas ainda serão pagas; saiba como receber

Estão pensando em interromper os pagamentos do Vale gás. Até quando eles irão continuar? As famílias precisam se preparar? Veja todos os detalhes.



A economia de todo o país sofreu um grande baque após a pandemia da COVID-19 atingir não somente o país mas todo o mundo. Ela causou severos danos durante os últimos dois anos. Todo o período de quarentena fez com que muitas pessoas ficassem desempregadas e desamparadas.

Veja também: Vale gás, Auxílio Brasil e Tarifa Social? Saiba como recebê-los em junho

Com o intuito de minimizar os estragos econômicos causados pelo vírus e de ajudar todas as pessoas que ficaram com baixa ou nenhuma renda, o Governo Federal criou diversos benefícios para repassar, além de continuar com os pagamentos do Auxílio Brasil (extinto Bolsa Família).

Esse ano, com a alta no combustível, o gás também sofreu um aumento significativo. E para ajudar as famílias de baixa renda, ou seja, as que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, o governo criou o Programa Vale Gás.

Esse programa nada mais é que um auxílio cujo objetivo é ajudar essas famílias a comprarem gás de cozinha, visto que o benefício é equivalente a metade do valor total de um botijão de gás de 13 quilos (o número está sempre acompanhando as atualizações no preço).

Recentemente o Governo Federal disse que o Programa Vale Gás já tem data marcada para chegar ao fim, mas quem recebe o benefício não precisa entrar em pânico, já que também foi divulgado que ainda serão feitos cerca de 26 repasses.

De acordo com a legislação a qual se pode consultar a respeito do Vale Gás, está previsto que o Governo Federal pague o benefício do Vale Gás por um período total de cinco anos. Seria um total de 60 meses de pagamento, mas é importante ressaltar que não serão 60 pagamentos, então cuidado!

Os pagamentos são feitos de forma bimestral, ou seja, a cada 60 dias. Isso soma cerca de 30 pagamentos do vale gás. Três desses repasses já foram feitos, pois o primeiro aconteceu em dezembro do ano passado, no entanto essa primeira remessa foi feita apenas para as famílias da Bahia e de Minas Gerais.

A decisão se deu porque essas eram regiões que haviam sido fortemente atingidas por chuvas.

Os demais grupos sociais que se encaixavam nos pré-requisitos para serem contempladas com o vale gás só receberam o pagamento do primeiro repasse – de forma retroativa – no mês de janeiro desse ano. Em seguida, mais dois pagamentos foram realizados, sendo um realizado em fevereiro e o outro em abril.

O Ministério da Cidadania realizará mais um pagamento do programa Vale Gás nesse mês de junho. Além disso, ainda são previstos mais três pagamentos desse benefício nos próximos meses. A previsão é que um seja para agosto, outubro e em dezembro.

E quanto aos demais pagamentos?

Como mencionado, os repasses continuarão a ser feitos até o ano de 2026, contudo quem decidirá se haverá uma prorrogação do benefício após esse período será o governo vigente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário