scorecardresearch ghost pixel



Projeto que limita ICMS e barateia combustíveis é aprovado; quando começa a valer?

Proposta transforma itens considerados supérfluos em essenciais, o que permitirá a redução nos preços das bombas e na conta de luz.



A tramitação do projeto que limita a aplicação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre itens como os combustíveis, energia elétrica, comunicações, transporte coletivo e gás natural foi concluída na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 15. A medida agora segue para sanção presidencial.

Leia mais: Teto do ICMS deixará combustível mais barato? Entenda o que muda com aprovação

O ICMS funciona como um tributo que entra na composição de boa parte dos produtos vendidos no país, resultando na arrecadação dos estados. O texto, vale lembrar, já havia passado na Câmara, porém, após alteração enquanto esteve no Senado, precisou ser analisado novamente pelos deputados.

Redução do ICMS

Com a aprovação da medida no Congresso Nacional, todos os itens – combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo – passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, devendo ser cobrado um ICMS máximo que varia entre 17% e 18%, dependendo da localidade.

Hoje em dia, esses bens e serviços são classificados como supérfluos. Com isso, dependendo do estado, o imposto cobrado pode superar facilmente os 30%.

Compensação da perda na arrecadação

Houve críticas a respeito da proposta, principalmente por parte de governadores dos estados, que afirmaram que a limitação do ICMS causará uma perda na arrecadação, que pode chegar facilmente aos R$ 100 bilhões.

Diante dessa necessidade, o Congresso Nacional propôs um dispositivo que estabelece, em caso de perda na arrecadação por conta do teto do ICMS, uma compensação aos estados e municípios, para que eles possam manter os mesmo níveis de atendimento à população, principalmente nas áreas da saúde e educação.

A medida vale também para estados endividados que apresentarem perda no montante dos cofres públicos.

Mas, afinal, quando os preços dos combustíveis ficarão mais baratos?

Após a conclusão dos trâmites e votação na Câmara, o projeto que limita o teto do ICMS foi enviado ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Apenas quando houver a sanção pelo mandatário é que a medida entrará em vigor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário