scorecardresearch ghost pixel



Quanto custa reconhecer firma pela internet? Aprenda a usar o serviço

O serviço de reconhecer firma pela internet tem reduzido as filas e evitado o tempo perdido no trânsito. Veja as etapas para o procedimento pela internet.



Reconhecer firma pela internet é um serviço simples e seguro. A segunda melhor parte é que os brasileiros já não precisam mais do atendimento presencial nos cartórios, portanto veja o passo a passo a ser seguido e descubra também se a versão online é mais cara ou barata do que no balcão dos atendimentos presenciais.

Leia mais: Cartórios de todo o Brasil passarão a fornecer serviços online; saiba o que poderá ser feito

A verdade é que a rotina de todo mundo é bastante puxada, especialmente nos dias atuais, então tudo que puder ser resolvido pela internet é sinônimo de facilidade. Além da fila para atendimento, o serviço online elimina o tempo e o dinheiro gasto no deslocamento. Ambos são problemas ainda maiores nos grandes centros.

Reconhecer firma pela internet

O reconhecimento de firma é usado quando uma pessoa precisa, por exemplo, transferir um veículo ou assinar um contrato imobiliário. O procedimento é rápido e simples. Em vez de precisar ir até um cartório para resolver a questão, a pessoa consegue o atendimento na internet mesmo.

O serviço foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Colégio Notarial do Brasil. É por meio da plataforma e-Not Assina, um sistema de reconhecimento de assinatura eletrônica.

É possível assinar digitalmente os documentos com ele, bem como reconhecer a assinatura eletrônica no cartório emissor do certificado digital notarizado.

Além disso, a plataforma também permite, além da assinatura eletrônica dos documentos, o reconhecimento de firma e envio do arquivo de forma virtual para os destinatários. Prático, certo?

Se você está se perguntando se o serviço fica mais caro ou mais barato pela internet, saiba que o custo é o mesmo do atendimento presencial, mas esse valor sempre variou de um estado para o outro.

O serviço traz ainda mais comodidade, especialmente ao reduzir o tempo de deslocamento ou até mesmo tempo aquele perdido em filas de atendimento. Para usar o serviço é necessário ter um certificado digital notarizado.

Ele é emitido pela plataforma e-Notariado ou no cartório credenciado na sua cidade.

Depois a o cidadão deve criar um fluxo de assinaturas para o documento em questão pela plataforma e-Not Assina e enviar para quem precisa ter a firma reconhecida. O pagamento também é feito pela plataforma.

Assim que todos assinarem, o documento é enviado ao destinatário final, então o cartório fará o reconhecimento das assinaturas em até 30 dias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário