Já estão em vigor as novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado do Mato Grosso do Sul (MS). As mudanças foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) na Resolução n° 778/2019.
Leia mais: Detran anuncia mutirão com 9,3 mil vagas para renovação da CNH
As novas alterações incluem a redução na carga horária das aulas práticas e a não obrigatoriedade do uso de simulador nas autoescolas para a categoria B. No entanto, as unidades prestadoras de serviço ainda podem oferecer este recurso aos alunos interessados.
Mudanças para tirar a CNH
Com o fim da obrigatoriedade do simulador, a carga horária para as aulas práticas passa a ser de 20 horas. Porém, caso o aluno escolha em fazer uso do simulador, ele deverá cumprir as 5 horas exigidas. Já as demais 15 horas restantes serão preenchidas em percursos nas vias públicas.
Outra mudança para quem deseja tirar a carteira de motorista nas categorias A e B á a exigência de aulas práticas no período noturno, quem devem ser de 1 hora.
Novo modelo de CNH entra em vigor no MS
Desde o dia 1º de junho passou a valer o novo modelo da CNH no Mato Grosso do Sul (MS). O Departamento de Trânsito do Estado foi o primeiro em todo o país a emitir a nova CNH 2022. As mudanças no documento vão além do design e implicam também em mais segurança ao motorista
Com a predominância nas cores verde e amarelo, na nova CNH, a assinatura do motorista passa a ficar logo abaixo da foto e não mais na dobra do documento. Além disso, em relação ao modelo adotado, ele possui padrão internacional pra ajudar na identificação dos condutores em determinados países no exterior.