Muitas pessoas não sabem, mas vários documentos precisam ser renovados e/ou atualizados com certa frequência. Para isso, é preciso ficar de olho na validade dos documentos pessoais que você carrega e que são necessários para diversos fins dentro da Lei. Alguns exemplos são o RG, o CPF, CNH e Título de Eleitor.
Veja também: Um erro simples pode bloquear o seu Caixa Tem; descubra qual
No entanto, a validade dos documentos é bem variável e alguns deles também não precisam de renovação. Ou seja, existem alguns registros que não devem e não possuem a possibilidade de serem renovados, portanto, não têm validade. Entenda melhor esse assunto a partir de agora.
Validade dos documentos: quais não precisam ser renovados?
Abaixo, você confere uma lista de documentos pessoais comuns a todos os brasileiros, mas que não precisam de renovação. Nenhum dos itens abaixo apresenta um prazo de validade.
- CPF;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de Alistamento Militar;
- Certidão de Casamento;
- Certidão de Nascimento;
- Título de Eleitor.
O máximo que será necessário fazer é pedir um segundo via caso tenha perdido ou rasgado alguns dos documentos listados. No caso do Título de Eleitos, vários estados podem solicitar a atualização cadastral e o acréscimo da biometria.
Confira a validade dos documentos que podem expirar
Por outro lado, existem registos pessoais que possuem prazo para renovação. Confira qual é a validade dos documentos listados abaixo:
CNH para pessoas de até 50 anos: validade de 10 anos;
CNH para motoristas de 50 a 70 anos: validade de 5 anos;
CNH para motoristas de mais de 70 anos: validade de 3 anos;
Passaporte: varia de 1 a 10 anos de acordo com a idade do cidadão;
RG: não tem validade, mas muitos locais exigem atualização a cada 10 anos. Vale destacar que o “novo RG” terá validade de uma década após ser lançado e se tornar obrigatório.