A nova Carteira de Identidade (RG) está fazendo muito sucesso entre a população brasileira desde quando foi anunciado. Isso porque o novo documento de identidade será muito mais prático do que o RG antigo, o que facilitará e muito o dia a dia dos cidadãos.
Veja também: Novo RG Digital já disponível: uso será obrigatório? Saiba como emitir o documento
Isso se dará, principalmente, porque já não precisarão mais sair de casa carregando uma carteira recheada de documentos e cartões para quando a necessidade surgir.
O novo documento está valendo desde o dia 1º de março desse ano, então muitas pessoas já podem adquirir o seu. O que acontece é que ainda há muitas dúvidas a respeito do que é preciso fazer para obter esse novo RG.
Sobre os dados do novo documento, o que sabe-se até então é que a Carteira de Identidade não contém mais apenas o número dela e do CPF mas também os dados da certidão de casamento e nascimento, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e até a identificação de órgãos como INSS.
São muitas outras informações que também estão adicionadas.
Tudo isso pode ser incluído na versão física do documento e na versão digital, que também já está disponível para pessoas de diversos estados, porém não na maioria.
A ideia do lançamento de uma nova Carteira de Identidade se dá para facilitar a vida de toda a população, pois é ainda mais prático fazer uso da versão digital no dia a dia. Fique atento, pois ela logo estará disponível para todos.
Até quando devo solicitar o novo RG?
O prazo concedido pelo Governo Federal para os cidadãos poderem adquirir essa nova identidade ainda não foi estabelecido.
Apesar do fato de que esse RG inclui os dados de outros tipos de documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, ele não anula a necessidade da emissão dos mesmos. Além disso, o indivíduo deve ter zelo e manter todos em bom estado de conservação, embora que em sua casa.
E mesmo que ainda não haja um prazo para os cidadãos fazerem a solicitação do RG, os órgãos responsáveis pela produção dos novos documentos já estão com um prazo para atualizarem os seus sistemas. Ele se estende até o dia 06 de março de 2023.
A decisão foi baseada na realidade atual onde é em apenas em alguns estados do Brasil que já se tornou possível fazer a unificação do documento de identidade, pois a grande maioria das unidades federativas ainda estão em processo de adaptação, portanto você ainda não precisa se preocupar e ter urgência em solicitá-lo.
Caso não deseje realizar a troca de documento ainda, poderá se informar sobre o prazo obrigatório mais à frente, quando todos os estados já estiverem realizando a unificação.