scorecardresearch ghost pixel



Atenção na hora de viajar: Descubra se o novo RG vai ou não substituir o passaporte

Pensou que o novo RG poderia substituir o passaporte? Veja em que situação isso seria possível.



Sempre que o governo anuncia que algum documento vai ser atualizado ou ganhar uma nova versão, as pessoas tendem a ter diversas dúvidas sobre o assunto, então estamos aqui para esclarecer uma das que mais têm causado alvoroço nos brasileiros quanto a emissão do novo RG.

Veja também: Novo RG: Qual será o 1º estado a emitir a nova carteira de identidade?

Diante do anúncio do novo RG e estar prestes a sair com todas as promessas que foram feitas em relação a ele, muitas questões acabaram sendo levantadas. As principais delas envolvem as viagens internacionais.

Isso acontece, pois agora o RG terá o Machine Readable Zone, também chamado de código MRZ, que é uma tecnologia voltada unicamente para passaportes.

A ideia por trás dessa mudança é fazer com que o novo RG siga os padrões internacionais e permita que os brasileiros tenham um documento mais completo que, inclusive, pode ser muito útil durante as viagens.

E uma das maiores vantagens em relação a esse novo documento é o fato de ele reunir diversas outras informações que são encontradas nas papeladas que não queremos sair carregando para os lugares.

Mas os outros documentos deixam de ser necessários só por causa disso? E a resposta para essa pergunta é não, as demais formas de identificação que usadas no Brasil não deixarão de ser necessárias e nem perderão a sua validade, como algumas pessoas chegaram a apontar e questionar.

O governo afirma que cada documento tem uma função específica, então apesar do novo RG carregar informações sobre mantidas nos outros para facilitar algumas coisas, cada documento seguirá cumprindo o próprio papel.

E nisso está incluso o passaporte. Ele segue sendo obrigatório para qualquer tipo de viagem internacional. No entanto o RG ainda será útil para viagens, então as pessoas não estavam completamente equivocadas. Ele será útil para viagens desde que elas sejam feitas para os países pertencentes ao Mercosul.

Apesar do antigo RG também prestar esse tipo de serviço, agora com a adição do código MRZ, a verificação de dados ficará ainda mais rápida, resultando em menos demora e burocracia na hora de viajar.

Isso acontece porque, especialmente há alguns anos, a checagem dos dados era feita através de um servidor que poderia se tornar lento no seu trabalho, mas diante da utilização de um aparelho que faz a leitura do código na hora, a resposta é praticamente automática, sem nenhuma dor de cabeça e promovendo a diminuição das filas.

Vale lembrar também que o atual RG tem validade de apenas 10 anos, então depois disso a troca será obrigatória. O novo documento tem a sua emissão gratuita, logo as pessoas não precisam se preocupar com nenhum gasto extra. Ele já é válido em todo o Brasil, então procure mais informações sobre a solicitação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário