scorecardresearch ghost pixel



Saiba o que você precisa fazer para baixar o RG digital no seu celular

Já deu uma olhada nos estados em que a RG Digital já é uma realidade? Veja como usar também.



Desde que o RG digital foi anunciado, a população brasileira já está ansiosa para obtê-lo, mas não tem encontrado como dar o primeiro passo para solicitá-lo. O que acontece é que o novo documento ainda não está disponível em todos os estados brasileiros, mas não desanime! Ainda assim muitas pessoas já podem utilizá-lo.

Veja também: Novo RG Digital já disponível: uso será obrigatório? Saiba como emitir o documento

O que torna o novo RG digital ainda mais atrativo é principalmente a sua praticidade, pois além de tê-lo no celular para ser capaz de utilizá-lo a qualquer momento, ele também está reunindo outros documentos que são necessários no dia a dia de todo brasileiro, o que faz com que ele seja seja ainda mais útil.

Isso quer dizer que ele elimina a necessidade de andar por aí com a carteira cheia de cartões e papéis, já que tudo está reunido em um único documento que você consegue acessar com apenas alguns toques no seu aparelho celular. Além de ter os seus documentos de maneira digital e de fácil acesso, isso elimina a possibilidade de perdê-los.

Distinções entre o RG Único e o RG Digital

Uma das principais diferenças entre os dois formatos do documento é que o novo digital reúne o RG e o CPF em um único número, o que quer dizer que somente o cadastro como Pessoa Física é válido oficialmente como identificação a partir de agora.

Outro ponto é que todas as pessoas têm até o ano de 2023 para implementar o uso do novo documento. Vale ressaltar que diferentemente do CPF, a Carteira de Identidade Digital deverá ser emitida por cada estado.

Nem todos os estados já disponibilizaram os aplicativos online que permitem que as pessoas acessem os seus documentos de forma digital, é por isso que muitos estão ficando frustrados. Há um tempo para que todo o processo se torne natural e mais ágil, mas os estados que já disponibilizaram o RG digital são:

  • Alagoas;
  • Brasília (DF);
  • Goiás;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

Passo a passo para baixar o novo RG digital no celular

Veja agora as instruções que você precisa seguir para realizar a instalação da Carteira de Identidade (RG) digital no seu celular a partir do momento que ela for disponibilizada para a sua região:

  • Acesse a sua Play Store (Android) ou Apple Store (iOS), procure pelo aplicativo do RG Digital referente ao estado que você reside e baixe-o;
  • Depois que o download for finalizado, escolha a opção “Adicionar RG” dentro do aplicativo e escaneie o QR Code que se encontra no verso do seu documento físico;
  • Será preciso realizar a “prova de vida digital” por meio do próprio aplicativo. Basta fazer o reconhecimento facial de acordo com as solicitações para passar por essa etapa;
  • Quando finalizada, crie a senha que será utilizada por você sempre que quiser acessar o documento;

Pronto! Agora você já pode começar a utilizar seu RG Digital sempre que precisar apresentá-lo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário