Termina em 31 de agosto o prazo para a renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Os descontos chegam a 92%. Pelo menos 1 milhão de estudantes brasileiros estão endividados e podem aproveitar as condições facilitadas que estão sendo disponibilizadas para quitação.
Leia mais: Universidades públicas vão cobrar mensalidade? Entenda o que diz a PEC
A renegociação está sendo realizada com o Banco do Brasil ou com Caixa Econômica Federal. O programa para quitação dos débitos começou em 7 de março, mas ainda vai longe, mas nem sempre oferecerão as mesmas propostas, é por isso que quem tiver valores a acertar, seria bom aproveitar os prazos e descontos.
Renegociação do FIES
A condição de inadimplente vale apenas para os estudantes que estão com débitos há mais de noventa dias. A quitação da dívida é importante para abrir portas e ampliar o financiamento para mais estudantes.
De acordo com o Ministério da Educação, o número de inadimplentes chega a 51,7% dos contratos ativos. Se formos falar de reais, a dívida total pode chegar a R$ 9 bilhões em prestações que ainda devem ser pagas.
O FIES é o programa do Governo Federal que arca com parte das mensalidades dos estudantes. Ele é voltado para aqueles indivíduos que conseguem uma vaga em universidades particulares e que dependem da ajuda do governo para arcar com as mensalidades e dar andamento ao curso. O pagamento da dívida é realizado após a formatura.
Na atual rodada de renegociação do FIES, os estudantes com atraso superior a um ano podem ter desconto de até 92%, desde que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que tenham recebido auxílio emergencial em 2021. O desconto para quitação é para o pagamento à vista ou em dez parcelas, no máximo.
A simulação da renegociação da dívida é feita junto ao mesmo banco onde o estudante firmou o contrato do FIES. Se for com a Caixa, a simulação pode ser feita no site sifesweb.caixa.gov.br.
Já o Banco do Brasil orienta que os mais de 500 mil estudantes simulem por meio do aplicativo do banco ou compareçam em qualquer agência para maiores informações.