scorecardresearch ghost pixel



Boleto FIES: Saiba como emitir primeira e segunda vias pela internet

Boleto Fies chega na residência do aluno via correios, mensalmente após o término do curso. Caso não chegue, é possível emitir pela internet.



O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado com o intuito de garantir que alunos do ensino superior particular possam custear seus estudos. O benefício atende, principalmente, aquelas pessoas que não podem trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

O incentivo governamental pode ser solicitado por qualquer estudante que já tenha cursado pelo menos 18 meses de curso e deseja financiar o restante do saldo devedor.

Muitos acadêmicos utilizam o FIES pela Caixa Econômica Federal (CEF) para concluir a sua graduação. No entanto, não é necessário ter conta no banco para garantir o benefício.  Ao terminar o curso, o estudante paga a dívida por meio boletos enviados pela instituição.

Além da Caixa, outros bancos privados também disponibilizam o financiamento para o universitário. O Banco do Brasil, por exemplo, não envia boletos, mas faz a cobrança diretamente na conta criada para o financiamento.

Boleto FIES

O boleto FIES chega na residência do aluno via correios, mensalmente após o término do curso. Caso não chegue ou passe do prazo de pagamento, é possível emitir a segunda pela internet, por meio do site da Caixa.

Além do pagamento dos boletos de financiamento, trimestralmente é necessário gerar o boleto referente aos juros do FIES. O pagamento é feito da mesma forma que o pagamento das mensalidades.

Antes, era preciso ir a uma agência da Caixa para gerar o boleto de pagamento do FIES. Agora, todo esse processo é feito de forma digital, pelo site da Caixa. Confira!

Como gerar boleto FIES pela internet: 1ª e 2ª vias

Por meio do site da Caixa é possível imprimir o boleto FIES de forma rápida, prática e segura. O processo para emissão de 1ª e 2ª vias do boleto de mensalidade, assim como da taxa de juros é simples.

Para isso, basta ter em mãos o CPF e a senha cadastrada ou o número do contrato. Esses dados são necessário para acesso ao sistema de emissão de boletos da Caixa.

  1. Acesse o site da Caixa;
  2. Faça login com o seu CPF e senha;
  3. Procure pela opção “FIES” e clique sobre ela;
  4. No canto inferior esquerdo, clique em “boletos em aberto”;
  5. Selecione a opção relativa ao extrato de pagamentos;
  6. Clique nas parcelas vencidas e gere os boletos;
  7. Emitida a respectiva via, o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, lotéricas ou internet banking.

Dicas de segurança

Antes de realizar o pagamento do boleto FIES, primeira via ou segunda, é importante atentar-se a algumas dicas de seguranças do banco. O código da Caixa é sempre 104-0, por isso o primeiro número da linha digitável é 104.

Caso seu boleto não esteja desta forma, tenha o hábito de sempre conferir os dados. Se encontrar o documento tiver alguma informação diferente, erros de português ou marcas estranhas, não efetue o pagamento e entre em contato com o banco emissor.

Atendimento Caixa

Para mais informações sobre o FIES ou pagamento do boleto, o estudante pode entrar em contato a Caixa pelos telefones:

  • 0800 726 0101
  • 3004 1104
  • 0800 7260104

Confira também: Financiamento; Tipos, vantagens e desvantagens




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário