scorecardresearch ghost pixel



Taxa Selic em alta: descubra onde vale a pena investir

Descubra como aplicar seu dinheiro para ter mais vantagens com a taxa Selic em 13,25%. Será que ainda vale a pena aplicar valores na tradicional Poupança? Entenda:



A taxa básica de juros (taxa Selic) chegou a 13,25% ao ano em 2022. Por isso, muitas pessoas que têm algum dinheiro guardado começam a se perguntar onde vale a pena investir as quantias. O objetivo é fazer com que o dinheiro que está parado renda mais a partir da situação econômica brasileira atual.

Veja também: As 4 maiores mentiras sobre dinheiro que você já se contou

Na prática, saiba que o aumento de 0,5 ponto percentual impacta diretamente nos rendimentos de renda fixa. Aplicações financeiras que seguem a taxa Selic como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também terão impacto. Tesouro Direto e títulos privados também entram nesse bojo.

Taxa Selic em alta: devo investir na poupança?

A resposta para essa pergunta ficará de responder depois de observar as informações abaixo. Está claro que a poupança não oferece vantagens de investimento. O rendimento real é o único que está negativo em comparação com todos os outros tipos de aplicações.

Tenha em mente que a tradicional poupança não opera com a taxa Selic. Neste caso, o retorno da poupança encontra-se congelado em 6,17% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR). Isso significa que a inflação está maior que os rendimentos da poupança e, por isso, não compensa investir nela.

Embora seja mais vantajoso colocar o dinheiro na poupança do que deixá-lo parado, ainda assim não compensa apostar na caderneta. O que ocorre é que a desvalorização do real está tão alta, que a própria poupança não consegue acompanhar nesse momento.

Como ficaram os investimentos diante da atual taxa Selic?

Ordem das informações: Investimento – Rendimento líquido real, com desconto da inflação e do IR.

  • Poupança: -2,50%;
  • Tesouro Selic: 1,50%;
  • CDB de banco médio: 2,95%;
  • CDB de banco grande: -0,92 %;
  • LC: 3,43%;
  • LCA: 3,67%;
  • LCI: 4,03%;
  • RDB: 3,04%;
  • Debêntures incentivadas: 5,60%.

Onde investir com a Selic alta?

Os rendimentos mais vantajosos são as debêntures incentivadas, que são títulos de empresas para financiar projetos, por exemplo. Elas estão livres de imposto de renda, assim como as LCI e LCA – Letras de Crédito Imobiliários e Letras de Crédito do Agronegócio.

No entanto, se você não é um grande investidor, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também se faz vantajoso. Para investimentos menores do que R$ 250 mil, compensa colocar o dinheiro direto no CDB para obter liquidez diária.




Voltar ao topo

Deixe um comentário