scorecardresearch ghost pixel



Tomar chá verde pode ser perigoso; estes são os principais efeitos colaterais

A bebida é uma das mais populares quando o assunto envolve dietas de emagrecimento. No entanto, tomar chá verde pode resultar em alguns efeitos colaterais que merecem atenção.



Sem dúvida nenhuma, o chá verde é uma das ervas mais famosas quando se fala em perder peso. Ele conta com efeito termogênico e auxilia na eliminação de gorduras e calorias. O problema é que tomar chá verde pode gerar alguns efeitos colaterais desagradáveis e até mesmo perigosos.

Veja também: Cuidado! 16 alimentos que é melhor manter bem longe da geladeira

Quais efeitos colaterais ocorrem após tomar chá verde?

Apesar do nome, sua coloração está entre a palha e o dourado, típica de um chá comum. Embora existam diversas variações, o chá verde original é feito a partir de uma planta chamada Camellia sinensis. Aliás, esse vegetal é o mesmo que origina outros chás não tão famosos. Dentre eles estão o chá vermelho, amarelo, branco e o chá preto.

Os efeitos adversos são observados em pessoas que apresentam alta sensibilidade à cafeína. Pois é, se o café já não é indicado para você, consulte um médico antes de tomar chá verde.

Pessoas que se enquadram nesta situação podem apresentar insônia, ansiedade, dores de estômago, cólicas e enjoo. Além disso, pacientes que fazem uso de aspirina podem sofrer com problemas de coagulação das plaquetas.

Essas informações estão presentes em uma publicação de alerta na revista Medical News Today. O artigo ainda reforça que, ao tomar chá verde, outras bebidas estimulantes devem ser evitadas.

Tomar chá verde ajuda no que?

Primeiramente, saiba que se você tomou algum chá verde docinho ou até meio azedo, provavelmente é porque te enganaram. O chá verde tradicional é amargo e deve ser assim.

Se você está em busca do emagrecimento, colocar açúcar no chá é uma atitude que vai no sentido oposto ao seu objetivo. Aliás, sim, o chá verde de fato ajuda a emagrecer, mas calma, é preciso entender melhor o seu funcionamento.

Não se trata de propaganda enganosa quando o chá verde é vendido como emagrecedor. Entretanto, como sempre, não adianta tomar um litro de chá verde por dia e comer doces, massas e todo tipo de alimento hipercalórico. A bebida não é capaz de fazer milagres, ela apenas potencializa os resultados de uma dieta bem construída.

Por outro lado, os benefícios não se limitam à perda de peso. O chá verde possui uma excelente ação antioxidante e é rico em polifenóis, que previnem alguns tipos de tumores. Assim, ele também evita o envelhecimento precoce.

Além de tudo isso, o chá é um excelente diurético e ajuda a eliminar líquidos indesejados e a desinchar o corpo. Essa ação faz com que a pressão sanguínea seja controlada e diversas doenças cardiovasculares sejam evitadas. Inclusive, o chá verde reduz o nível de colesterol LDL (prejudicial) e acaba melhorando o fluxo sanguíneo.

Como tomar chá verde com mais segurança?

Para preparar corretamente o chá verde é preciso ter conhecimento de um detalhe importante. A água não deve ser fervida. Pois é, a dica aqui é utilizar água filtrada e aquecê-la até que as bolinhas de ar comecem a se formar no fundo da panela.

Desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa com chá verde desidratado (ou fresco) a 250 ml de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos. Não se esqueça de abafar a panela com uma tampa ou um prato.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário