Falta apenas mais um lote do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para ser liberado, mas alguns trabalhadores que já deveriam ter sido contemplados ainda não receberam o dinheiro na conta. Até o momento, 11 de um total de 12 lotes foram pagos.
Leia mais: Eletrobras: privatização da estatal vai baratear a conta de luz?
De acordo com relatos obtidos pelo UOL, a data de depósito tem sido constantemente remarcado pela Caixa Econômica Federal. Quando a rodada foi anunciada, o governo informou que o dinheiro cairia automaticamente, sem necessidade de solicitação.
Acontece que alguns brasileiros estão aguardando mais tempo que deveriam. É o caso do arquiteto Wellington Costa, nascido em maio, que está esperando o depósito desde o dia 14 do mês passado. Ele conta que após ter a liberação remarcada três vezes, nem mesmo conseguiu criar uma conta no Caixa Tem.
“Meus dados são atuais, já que eu tenho um relacionamento constante com a Caixa. Sou cliente do banco e tenho financiamento imobiliário com eles. Mesmo assim, tento fazer o cadastro no Caixa Tem e não consigo a liberação”, explica.
A situação é parecida com a da professora Maria Fernanda Correia de Lima. Pelo calendário, ela deveria ter recebido em 30 de abril, mas quando entra no aplicativo vê que o agendamento foi feito para o dia 8 de junho.
“Fiz o cadastro no Caixa Tem e demorou bastante para eu conseguir. Ficou dando erro, e tive que refazer o mesmo processo várias vezes até dar certo”, diz.
O que fazer?
A Caixa afirma que alguns trabalhadores podem sofrer adiamentos nos pagamentos em razão de problemas cadastrais. O banco recomenda que o usuário acesse o aplicativo antes da data do depósito para confirmar e atualizar seus dados.
A instituição detalha que a situação pode ser causada por motivos como CPF irregular, marcação incorreta de falecimento no cadastro, bloqueios, entre outros.
“Caso o crédito do saque extraordinário não seja disponibilizado de forma automática, o trabalhador deverá acessar o App FGTS, no menu ‘Saque Extraordinário’, confirmar/complementar os dados cadastrais e clicar em ‘Solicitar Saque’ para liberação do valor”, informou o banco.
O aplicativo FGTS está disponível para Android e iOS. Caso o procedimento acima não resolva o problema, o cliente pode registrar uma relação no SAC/Ouvidoria da Caixa, no Procon de sua região, ou no site consumidor.gov.br.