Desde a última sexta-feira, 17 de junho, o Governo Federal começou a liberar a nova parcela do Vale-Gás aos brasileiros aptos a receber o valor em questão. O benefício, na verdade, está sendo pago desde janeiro junto às parcelas do Auxílio Brasil e corresponde a 50% do preço médio atual do botijão de gás.
Veja também: Aumentou: Vale Gás é reajustado e paga parcela de R$ 110 a brasileiros
De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5,39 milhões de famílias irão receber o benefício no mês de junho. O valor que cada família irá receber está estimado em R$ 53, no entanto para confirmar o valor e ter acesso a diversas outras informações sobre o benefício, é sempre indicado que os cidadãos acessem o aplicativo do Auxílio Brasil ou o aplicativo Caixa Tem, já que o benefício é sempre depositado em conta poupança digital.
Quem tem direito ao vale gás?
Em relação aos pré-requisitos para receber o vale-gás, nós podemos destacar que as famílias que irão receber o vale gás são aquelas que atendem os seguintes critérios:
- Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo, com renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo;
- Famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, alguém que receba o benefício da prestação continuada, o qual prevê um salário mínimo mensal às pessoas com deficiência e aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos;
- Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Calendário do vale gás para o mês de junho
Como mencionamos, os depósitos do vale gás começaram no último dia 17 pela própria Caixa Econômica Federal. Os primeiros a receberem os benefícios foram aqueles cujo número final do NIS corresponda a 1, no entanto os depósitos acontecerão até o dia 30 de junho, então confira a seguir o calendário de liberação e saiba a sua data.
- 17 de junho: depósito para inscritos com final 1 – LIBERADO;
- 20 de junho: depósito para inscritos com final 2;
- 21 de junho: depósito para inscritos com final 3;
- 22 de junho: depósito para inscritos com final 4;
- 23 de junho: depósito para inscritos com final 5;
- 24 de junho: depósito para inscritos com final 6;
- 27 de junho: depósito para inscritos com final 7;
- 28 de junho: depósito para inscritos com final 8;
- 29 de junho: depósito para inscritos com final 9;
- 30 de junho: depósito para inscritos com final 0.