scorecardresearch ghost pixel



Vale-gás tem 26 parcelas confirmadas; saiba até quando ele será pago

Até o momento, já foram feitos 4 repasses, do total de 30 rodadas previstas para o depósito aos inscritos no programa.



Brasileiros que recebem o vale-gás nacional devem se atentar com a quantidade de rodadas previstas para o programa. O governo federal confirmou o repasse de 26 parcelas do benefício, que realiza pagamentos a cada dois meses aos inscritos. Atualmente, o valor do vale-gás não é fixo e gira em torno de 50% da média cobrada pelo botijão de 13 kg no país.

Leia mais: Vale-gás, Auxílio Brasil e Tarifa Social? Saiba como recebê-los em junho

De acordo com a legislação que estabeleceu os pagamentos do vale-gás, o auxílio às famílias elegíveis será feito durante cinco anos, que equivalem a 60 meses. Até o momento, já foram feitos 4 repasses, do total de 30 rodadas previstas para o depósito aos inscritos no programa. As datas de depósito são as mesmas do calendário Auxílio Brasil.

Histórico de pagamentos do vale-gás

O primeiro aconteceu em dezembro do ano passado, sendo prioridade as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas. Em seguida, houve a liberação retroativa para a grande maioria dos usuários no começo de 2022, mais especificamente no mês de janeiro.

Em seguida foram realizados os pagamentos do benefício nos meses de fevereiro e abril, conforme a regra dos pagamentos bimestrais. Neste mês de junho, o governo realiza a quarta rodada de pagamentos. Com isso, as seguintes datas, previstas para 2022, vão acontecer nos meses de agosto, outubro e dezembro (meses pares).

Até quando o vale-gás será pago aos brasileiros?

Na regra geral, os pagamentos do vale-gás estão programados para acontecer até o ano de 2026. Entretanto, o governo em vigor pode estender esse prazo, numa possível prorrogação do benefício. Até que isso aconteça, seguem valendo as 26 parcelas restante do programa.

Mas é importante lembrar que, mesmo que o benefício esteja confirmado, isso não significa que os cidadãos elegíveis receberão todas as parcelas. O que acontece é que o vale-gás nacional, assim como qualquer outro benefício, também conta com regras de permanência. Ou seja, o descumprimento de algumas delas pode acarretar na exclusão do seu recebimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário