scorecardresearch ghost pixel



Vale mais a pena parcelar ou fazer o pagamento à vista?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é o meio mais vantajoso de quitar as pendências financeiras. Descubra se vale mais a pena parcelar ou pagar à vista os seus débitos.



O que compensa mais: pagar à vista ou parcelar? Esta é uma dúvida muito comum e que atinge os consumidores brasileiros. Nem sempre se trata de uma opção, já que o parcelamento de contas pode ser o único caminho viável. Porém, há quem utilize estratégias diferentes para conseguir economizar ou obter relações saudáveis com o dinheiro.

Veja também: Motos elétricas a partir de R$ 14 mil: valor para encher o tanque impressiona

Entenda se vale a pena parcelar pagamentos ou efetuar o pagamento à vista. Confira quais são os pontos positivos e negativos e entenda qual é o formato mais adequado ao seu caso.

Vale a pena parcelar um pagamento?

Primeiramente, saiba que o que mais gera dúvidas sobre o assunto está na aplicação de juros do parcelamento de faturas, boletos e outras dívidas. Não existe uma taxa única cobrada por todos os bancos. Ou seja, cada instituição financeira possui uma política própria sobre o assunto. Por isso, é importante saber qual é a quantia de juros que a instituição financeira sobra.

Para evitar a maior incidência de juros totais faça a opção pelo menor número de parcelas possíveis. Tente negociar com o banco as melhores condições, sempre que for possível fazer isso. Além disso, em bens que possam ser mais caros, como veículos, saiba que quanto maior a entrada, menor serão as parcelas. E não comprometa mais do que 1/3 de sua renda com parcelamentos de dívida.

O melhor é sempre pagar a fatura cheia e evitar o parcelamento, mas às vezes isso não é possível. Então, o jeito é dividir. Consulte seu banco para saber quais são as taxas específicas que serão cobradas e faça os cálculos.

Sobre parcelar a fatura do cartão; eu devo pagar o mínimo?

Não, mas geralmente a entrada do parcelamento corresponde ao valor mínimo cobrado para o pagamento da fatura em atraso. Prepare-se para efetuar o primeiro pagamento imediatamente, isso não se trata da opção. Todos os bancos exigem a entrada para o mesmo dia ou para os dias sequentes.

O próximo passo está em pagar as parcelas em dia, já que o atraso pode acarretar quebra de contrato. Neste caso, o processo recomeça e os juros serão ainda maiores. Uma fatura pode facilmente dobrar de valor nessa situação.

Por fim, lembre-se de não utilizar o cartão enquanto não quitar o parcelamento. Do contrário, os riscos de ter que fazer novo parcelamento e enrolar a vida financeira serão bem altos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário