scorecardresearch ghost pixel



Veja como pedir a aposentadoria por invalidez por transtornos mentais

Alguns transtornos mentais podem garantir o direito à aposentadoria por invalidez do INSS. Confira o passo a passo para solicitar o benefício.



A aposentadoria por invalidez permanente é garantida a todo segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fique impossibilitado de exercer as atividades profissionais por causa da sua condição. Entre as doenças que dão acesso ao benefício, estão os transtornos mentais. Veja como comprovar isso.

Leia mais: 15 doenças que dão direito à aposentadoria do INSS, mas que quase ninguém sabe

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as pessoas com deficiência física que podem conseguir o acesso a esse auxílio mensal, visto que o benefício também inclui situações como depressão, ansiedade, Alzheimer, transtornos de bipolaridade e muitos outros.

Aposentadoria por invalidez e transtornos mentais

Antes de tudo, os trabalhadores que precisarem do benefício devem reunir todos os documentos que confirmem a incapacidade permanente de retorno ao trabalho para que sejam submetidos à análise.

É importante apresentar os atestados médicos, relatórios, exames e até mesmo as receitas dos medicamentos usados para o controle da doença ou condição, pois isso pode evitar que tal benefício venha a ser negado.

O pedido da aposentadoria por invalidez por transtornos mentais pode ser feito pelo site do INSS ou por meio do aplicativo da instituição. Além disso, os interessados podem também procurar uma agência.

Se for realizar o processo na internet, é preciso entrar no aplicativo “Meu INSS”, que pode ser baixado de graça no celular. Com ele instalado, basta seguir o passo a passo:

  • Vá em “Agendamentos/Solicitações”;
  • Em seguida, clique em “Novo Requerimento” e procure o serviço que você deseja;
  • Escolha “Aposentadoria por invalidez”;
  • Clique em “Atualizar”.

O solicitante deverá preencher o formulário com os dados pessoais e ir em “Avançar” para concluir o pedido. Depois é só acompanhar a solicitação no próprio aplicativo.

Quem não tem acesso à internet e está com dificuldade para se deslocar até uma agência, também pode entrar em contato com o INSS pelo telefone 135. O atendimento se dá de segunda a sábado, das 7h às 22h.




Voltar ao topo

Deixe um comentário