scorecardresearch ghost pixel



Veja o que acontece com o corpo quando se come muitas bananas

Comer banana todos os dias é muito saudável, porém o consumo exagerado pode causar alguns desconfortos, principalmente à saúde intestinal.



Encontramos bananas facilmente no mercado e feiras espalhadas por todo o Brasil. Essa fruta tipicamente brasileira tem uma variedade de nutrientes favoráveis ao corpo humano. Sem mencionar que se pode preparar várias receitas culinárias com ela. 

Veja também: Como guardar bananas para que elas durem mais tempo

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma pessoa come aproximadamente 25 quilos de banana por ano no Brasil. Mas seu consumo precisa ser cuidadoso, porque, embora seja saudável, comer muitas bananas pode ser ruim à saúde intestinal.

Porque comer banana é importante: benefícios da banana

As fibras solúveis presentes na banana melhoram a saúde intestinal e absorvem gorduras em excesso. A banana também é rica em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo. E o que dizer sobre suas vitaminas, é rica em vitamina A, B e C, além de compostos antioxidantes e triptofanos.

Consumir uma banana por dia ajuda a melhorar o humor, graças ao triptofano, que estimula a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. As vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imunológico evitando que nosso corpo fique doente com bastante frequência.

Também é uma aliada à saúde mental e às funções cerebrais, o consumo equilibrado da fruta promove melhorias na capacidade de raciocínio, foco e diminui as chances de derrame.

O potássio que contém na banana é ótimo para manter a saúde das células reguladoras dos batimentos cardíacos, além de propiciar o bom funcionamento dos músculos e nervos.

Estudos indicam que comer banana à noite produz efeitos positivos na qualidade do sono. E, não podemos nos esquecer que a banana é fonte de carboidratos, que ajudam a fornecer energia. 

Além disso, a fruta é benéfica ao sistema digestivo. Tem importante papel para o emagrecimento, pois devido às suas fibras alimentares produz mais saciedade o que reduz a vontade de comer exageradamente.

Mas, o que acontece no nosso corpo quando se come muitas bananas?

Apesar de ter tantos benefícios, não podemos nos esquecer de que a fruta é bastante doce, às vezes, pode acontecer que uma única porção da fruta não seja suficiente para matar a fome.

Porém, para quem pensa que comer demais possa não representar problemas, um estudo feito na Universidade de Makerere, em Uganda, citados pelo portal Eat This, Not That, argumentam que a banana possui ácido tânico, que não representa perigo quando ingerido em pequenas quantidades.

Mas, no longo prazo pode causar dificuldade em regular a progressão das fezes ou a incapacidade total em evacuar. Consequentemente, causa um impacto negativo no microbioma intestinal.

Além disso, comer muitas bananas provoca flatulência e inchaço abdominal, isso acontece por causa, principalmente do sorbitol, um tipo de açúcar que tem efeito laxante no organismo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário